Logo Folha de Pernambuco

Coreia do Norte

Coreia do Norte lança 'foguete espacial', segundo exército sul-coreano

A ação norte-coreana coincide com os exercícios militares conjuntos entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul

Coreia do NorteCoreia do Norte - Foto: KCNA VIA KNS / AFP

A Coreia do Norte lançou, nesta quarta-feira (23) um "foguete espacial", segundo a terminologia de Pyongyang, no primeiro dia de um período em que o vizinho do norte prevê pôr em órbita um satélite de espionagem, informou o estado-maior sul-coreano.

O Exército japonês detectou um lançamento feito por Pyongyang daquilo "que os norte-coreanos chamam de foguete espacial", acrescentou a mesma fonte, sem dar detalhes.

Segundo a agência japonesa de notícias Kyodo, que citou fontes oficiais, o projétil sobrevoou o arquipélago japonês.

Na terça-feira, a Coreia do Norte tinha informado a guarda-costeira japonesa que entre 24 e 31 de agosto lançaria um satélite de espionagem.

Seul disse que o lançamento seria um "ato ilegal" por violar as sanções da ONU, que proíbem Pyongyang de desenvolver mísseis balísticos, que compartilham tecnologia com os foguetes espaciais.

A ação norte-coreana coincide com os exercícios militares conjuntos entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul, iniciados na segunda-feira, e que devem terminar em 31 de agosto.

A Coreia do Norte já tinha tentado, em maio, colocar em órbita o que descreveu de seu primeiro satélite de reconhecimento militar, mas o foguete que o levava caiu no mar minutos após o lançamento.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter