ALERTA

Coreia do Norte lançou míssil balístico, diz agência sul-coreana

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul não forneceu mais detalhes sobre o lançamento

Lançamento de míssil na Coreia do NorteLançamento de míssil na Coreia do Norte - Foto: Jung Yeon-Je/AFP

A Coreia do Norte lançou um míssil balístico não especificado no Mar do Japão, informou nesta quarta-feira (29) a agência sul-coreana Yonhap, citando os militares do país, dias depois de o governo norte-coreano de Pyongyang ter falhado na tentativa de colocar em órbita um satélite espião.

A guarda costeira japonesa e o gabinete do primeiro-ministro também indicaram que a Coreia do Norte lançou o que parece ser um míssil balístico e que estavam tentando obter mais informações. O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul não forneceu mais detalhes sobre o lançamento, segundo o comunicado divulgado pela Yonhap.

A última tentativa da Coreia do Norte de colocar um satélite espião em órbita terminou na segunda-feira com uma explosão em pleno voo, informou Pyongyang.

A televisão japonesa NHK transmitiu imagens do que parecia ser um projétil queimando no céu noturno e depois explodindo em uma bola de fogo.

A emissora indicou que as imagens foram gravadas no nordeste da China no momento do lançamento.

O lançamento de um satélite de reconhecimento tem sido uma prioridade para o governo de Kim Jong Un, que afirma ter tido êxito em novembro, após duas tentativas fracassadas.

Os Estados Unidos condenaram "fortemente" a tentativa de lançamento do satélite utilizando tecnologia balística, observando que o ato "viola diretamente múltiplas resoluções do Conselho de Segurança da ONU", disse Nate Evans, porta-voz da missão dos Estados Unidos junto às Nações Unidas.

Veja também

Venezuela vai pedir prisão de Milei por avião apreendido
Venezuela

Venezuela vai pedir prisão de Milei por avião apreendido

O que é o Hezbollah? Com aparato militar superior ao do Hamas, facção libanesa é alvo de Israel
CONFLITO

O que é o Hezbollah? Com aparato militar superior ao do Hamas, facção libanesa é alvo de Israel

Newsletter