Logo Folha de Pernambuco

Teste nuclear

Coreia do Norte pode realizar teste nuclear ainda este mês, segundo os EUA

País estaria preparando seu local de teste na região de Punggye-ri

Kim Jong Un, líder norte-coreanoKim Jong Un, líder norte-coreano - Foto: STR / KCNA VIA KNS / AFP

Os Estados Unidos afirmaram, nesta sexta-feira (6), que acreditam que a Coreia do Norte pode estar preparando um teste nuclear ainda este mês, o primeiro desde 2017.

"Os Estados Unidos avaliam que a DPRK está preparando seu local de teste em Punggye-ri e pode estar pronta para testar lá ainda este mês", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Jalina Porter, referindo-se à Coreia do Norte por seu nome oficial.

O Departamento de Estado tornou pública sua avaliação em meio à crescente frustração dos EUA com a Coreia do Norte, que lançou uma série de testes de mísseis.

"Esta avaliação é consistente com as declarações públicas recentes da própria DPRK", afirmou Porter.

"Compartilhamos esta informação com aliados e parceiros, com quem continuaremos em estreita coordenação", destacou.

O presidente americano, Joe Biden, viajará no final do mês ao Japão e Coreia do Sul, onde as preocupações sobre as ações de Pyongyang devem ocupar lugar de destaque na agenda.

Um teste da Coreia do Norte poderia coincidir com a visita de Biden ou com a posse em 10 de maio na Coreia do Sul do presidente eleito Yoon Suk-yeol, que prometeu adotar uma linha mais dura contra seu vizinho comunista.

A Coreia do Norte já lançou seis testes nucleares antes de adotar uma incomum diplomacia de alto perfil com os Estados Unidos durante o mandato do ex-presidente republicano Donald Trump (2017-2021), que se reuniu três vezes com o líder Kim Jong Un.

Apesar das declarações pomposas de Trump sobre sua conexão com Kim, suas reuniões não resultaram em nenhum acordo permanente sobre o desmonte do programa nuclear norte-coreano.

A Coreia do Norte demonstrou pouco interesse em retomar as negociações com o governo Biden, que apoia a diplomacia com Pyongyang, mas a nível de trabalho.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter