Logo Folha de Pernambuco

Covid-19

Coreia do Norte registra mais seis mortos por 'febre' em meio a surto de Covid

País assegurou ter intensificado a distribuição de medicamentos a cargo dos militares

Líder norte-coreano, Kim Jong Un, inspecionando uma farmácia em PyongyangLíder norte-coreano, Kim Jong Un, inspecionando uma farmácia em Pyongyang - Foto: STR / KCNA VIA KNS / AFP

A Coreia do Norte registrou na terça-feira (segunda, 16, no Brasil) seis novas mortes por "febre", a poucos dias de anunciado seu primeiro caso de Covid-19 e assegurou ter intensificado a distribuição de medicamentos a cargo dos militares.

A agência estatal de notícias KCNA reportou que até a noite de segunda-feira o país tinha registrado 56 mortes, com mais de 1.483.060 casos de febre e pelo menos 663.910 pessoas recebendo atendimento médico.

O número de mortos aumentou apesar de o líder Kim Jong Un ordenar um confinamento nacional para conter a propagação do vírus na população, que não foi vacinada.

Segundo KCNA, o exército "deslocou urgentemente suas forças poderosas às farmácias de Pyongyang para distribuir medicamentos".

Kim criticou duramente as autoridades de saúde pelo que considerou uma resposta deficiente à prevenção epidêmica, em particular por não manter as farmácias abertas 24 horas para distribuir medicamentos.

A Coreia do Norte reportou na quinta-feira da semana passada seu primeiro caso de Covid-19 em toda a pandemia, e Kim assumiu o controle da resposta ao surto, segundo a imprensa estatal.

O isolado país asiático tem um dos sistemas sanitários mais deficientes do mundo, com hospitais mal equipados, poucas unidades de terapia intensiva e sem medicamentos para tratar a Covid-19 ou realizar exames em massa.

Veja também

Casa onde Marighella viveu em Salvador será transformada em instituto
Brasil

Casa onde Marighella viveu em Salvador será transformada em instituto

Coreia do Norte dispara mísseis balísticos de curto alcance em direção ao Mar do Japão
Mar do Japão

Coreia do Norte dispara mísseis balísticos de curto alcance em direção ao Mar do Japão

Newsletter