Coreia do Norte retoma testes de mísseis, ampliando tensões com rivais após exercício militar
Ministério da Defesa do Japão disse que a Coreia do Norte disparou três mísseis
A Coreia do Norte disparou vários mísseis balísticos de curto alcance em direção às suas águas na manhã desta segunda-feira (18), disseram países vizinhos, dias após o fim dos exercícios militares anuais realizados pela Coreia do Sul pelos EUA.
O Ministério da Defesa do Japão disse que a Coreia do Norte disparou três mísseis. O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse numa sessão parlamentar que os mísseis norte-coreanos pousaram nas águas entre a Península Coreana e o Japão, todos fora da zona econômica exclusiva do Japão, e que não foram relatados danos ou feridos.
Leia também
• Filha de Kim Jong Un pode ser a sucessora escolhida para comandar a Coreia do Norte, afirma Seul
• Coreia do Norte dispara 'míssil balístico não identificado', segundo imprensa
• EUA incentiva Coreia do Norte a permitir entrada de mais estrangeiros
Os militares da Coreia do Sul disseram que também detectaram "vários" supostos lançamentos balísticos de curto alcance pela Coreia do Norte na manhã desta segunda-feira. Eles chamaram os lançamentos de "clara provocação" que ameaça a paz na Península Coreana, e afirmaram que a Coreia do Sul manterá a prontidão para repelir qualquer provocação da Coreia do Norte, com base na sua sólida aliança militar com os Estados Unidos.
De acordo com avaliações japonesas e sul-coreanas, os mísseis norte-coreanos disparados da região da sua capital percorreram uma distância de 300-350 quilômetros e atingiram uma altitude máxima de 50 quilômetros.
O Departamento de Estado dos EUA condenou os lançamentos, dizendo que representam uma ameaça para os vizinhos do Norte e minam a segurança regional. Uma declaração da pasta afirmou que os EUA o compromisso com a defesa da Coreia do Sul e do Japão permanece inflexível. Fonte: Associated Press.