Coreia do Norte

Coreia do Norte suspende acordo militar com a Coreia do Sul após lançamento de satélite

Nesta quarta-feira, a Coreia do Sul indicou que o acordo havia sido parcialmente suspenso

Coreia do NorteCoreia do Norte - Foto: KCNA VIA KNS/AFP

A Coreia do Norte informou, nesta quarta-feira (22), que suspendeu o acordo feito com a Coreia do Sul em 2018 para reduzir os gastos militares, um dia depois do lançamento por parte de Pyongyang de um satélite militar, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

“Nos retiraremos das medidas militares tomadas para prevenir militares e incidentes em todas as áreas, como terra, mar e ar, e colocaremos forças fortemente armadas e equipamentos militares avançados nas zonas fronteiriças”, afirmou o Ministério de Defesa norte-coreano, de acordo com a Yonhap.

O ministério declarou que não se deixará ser detido pelo acordo. Nesta quarta-feira, a Coreia do Sul indicou que o acordo havia sido parcialmente suspenso e que retomaria as operações de vigilância na fronteira como resposta ao lançamento exitoso de um satélite espião por parte de Pyongyang na noite anterior.

O lançamento do satélite Mallingyong-1, apresentado pelo sorridente líder norte-coreano Kim Jong Un, foi condenado pelos Estados Unidos e seus aliados, que o consideraram uma "violação descarada" das sanções da ONU.

A Coreia do Norte afirmou que o satélite está em órbita e que Kim Jong Un já revisou imagens de bases militares americanas em Guam.

Segundo o exército sul-coreano, o satélite entrou em órbita, mas é cedo demais para dizer se funciona.

Veja também

Primeiro-ministro da França finaliza difíceis consultas para formar governo
FRANÇA

Primeiro-ministro da França finaliza difíceis consultas para formar governo

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África
vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

Newsletter