conflito

Coreia do Sul anuncia conversas para exercícios nucleares

Biden afirmou que seu país não está discutindo exercícios nucleares com a Coreia do Sul, aparentemente contradizendo declarações anteriores do líder sul-coreano

Líder sul-coreano, Yoon Suk-yeolLíder sul-coreano, Yoon Suk-yeol - Foto: Reprodução/ Twitter

Seul e Washington estão discutindo o planejamento e a realização de exercícios conjuntos com equipes nucleares americanas para contrabalançar a crescente ameaça do Norte — disse o gabinete presidencial sul-coreano em um comunicado divulgado nesta terça-feira (3).

A nota surge depois de o presidente americano, Joe Biden, ter afirmado que seu país não está discutindo exercícios nucleares com a Coreia do Sul, aparentemente contradizendo declarações anteriores do líder sul-coreano, Yoon Suk-yeol.

Os dois países aliados estão "em conversas sobre a troca de informação, planejamento conjunto e execução de planos elaborados em relação ao uso de equipamentos nucleares dos Estados Unidos para responder às armas nucleares da Coreia do Norte", disse o gabinete de Yoon.

A afirmação do presidente sul-coreano saiu na segunda-feira (2) no jornal Chosun Ilbo. Horas após a publicação da entrevista, Biden negou, enfaticamente, ao ser consultado sobre se as duas partes consideram fazer exercícios nucleares conjuntos.

O gabinete de Yoon reconheceu a resposta de Biden, mas esclareceu que o presidente americano "não teve escolha a não ser dizer 'não', ao ser consultado diretamente sem contexto".

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter