Internacional

Coreia do Sul lança primeiro foguete espacial de fabricação própria

O foguete de três estágios foi desenvolvido ao longo de uma década a um custo de 1,6 bilhão de dólares

O Veículo Coreano de Lançamento Espacial II foi batizado de NuriO Veículo Coreano de Lançamento Espacial II foi batizado de Nuri - Foto: Handout / Korea Aerospace Research Institute (KARI) / AFP

A Coreia do Sul lançou nesta terça-feira (21) seu primeiro foguete espacial de fabricação nacional, após uma primeira tentativa frustrada em outubro do ano passado.

O Veículo Coreano de Lançamento Espacial II, batizado de Nuri, decolou da estação de Goheung às 7h GMT (4h de Brasília).

"Parece que tudo transcorre de acordo com o previsto", afirmou um locutor durante a transmissão do evento pela televisão.

Em outubro de 2021, as três etapas do lançamento funcionaram da maneira correta, elevando o foguete a 700 quilômetros de altura. A carga útil de 1,5 tonelada também foi separada com sucesso, mas não foi possível colocar a simulação de satélite em órbita.

"Nuri se separa do satélite fictício", anunciou o canal YTN Television depois da decolagem, antes de insistir que o lançamento "parece ser um êxito".

No teste desta terça-feira (21), além do satélite fictício, Nuri transportou um satélite de verificação de funcionamento de foguetes e quatro pequenos satélites cúbicos desenvolvidos por quatro universidades locais para pesquisas.

O foguete de três estágios foi desenvolvido ao longo de uma década a um custo de 2 trilhões de wons (1,6 bilhão de dólares). Pesa 200 toneladas, tem 47,2 metros de comprimento e seis motores de combustível líquido.

Na Ásia, os países com programas espaciais avançados são China, Japão e Índia, enquanto a Coreia do Norte foi a última a entrar no grupo de Estados com capacidade para lançar os próprios satélites.

Veja também

Papa critica repressão de protestos pelo governo argentino
vaticano

Papa critica repressão de protestos pelo governo argentino

Baixa umidade: Apac emite alerta de índice abaixo de 30% para parte do Sertão de Pernambuco
Tempo seco

Baixa umidade: Apac emite alerta de índice abaixo de 30% para parte do Sertão de Pernambuco

Newsletter