Logo Folha de Pernambuco

diplomacia

Coreia do Sul oferece amplo pacote de ajuda em troca da desnuclearização do Norte

A proposta foi revelada depois que o Norte ameaçou "eliminar" as autoridades de Seul por um recente surto de Covid-19 em seu território

O presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeolO presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol - Foto: Ahn Young-joon / POOL / AFP

O presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, anunciou nesta segunda-feira (15) que oferecerá um amplo pacote de ajuda à Coreia do Norte em troca da desnuclearização do país, algo que Pyongyang já rejeitou no passado.

A proposta foi revelada depois que o Norte ameaçou "eliminar" as autoridades de Seul por um recente surto de Covid-19 em seu território. E menos de um mês depois do dirigente Kim Jong Un afirmar que seu país está "preparado para mobilizar" o armamento nuclear em uma guerra contra Estados Unidos e Coreia do Sul.

Yoon afirmou que a desnuclearização é "essencial" para alcançar a paz duradoura na península coreana. Ele detalhou um plano de ajuda que incluiria alimentos e energia, assim como apoio para modernizar portos, aeroportos e hospitais.

"A iniciativa ousada que vislumbro vai melhorar de maneira considerável a economia norte-coreana e a vida de seu povo, caso o Norte pare de desenvolver seu programa nuclear e inicie um genuíno e substantivo processo de desnuclearização", disse Yoon em um discurso na data que marca o aniversário do fim do período colonial japonês em 1945.

Analistas advertem que a possibilidade de Pyongyang aceitar a oferta é mínima. O Norte, que investe grande parte de seu PIB em programas nucleares, já afirmou que não aceitaria tal plano.

A Coreia do Norte executou este ano um número recorde de testes armamentistas, incluindo o lançamento de um míssil balístico intercontinental de longo alcance, o que não acontecia desde 2017.

Os governos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul alertaram que o Norte se prepara para executar o sétimo teste nuclear.

Veja também

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA
EUA

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA

Newsletter