Logo Folha de Pernambuco

ACIDENTE

Coreia do Sul tacha caixa-preta de avião que explodiu como 'irrecuperável' e vai enviá-la aos EUA

Gravador de dados foi danificado em pior acidente aéreo da história do país

Investigadores da Coreia do Sul e dos EUA, incluindo autoridades do National Transportation Safety Board (NTSB) dos EUA e da fabricante de aeronaves Boeing, inspecionam a cena onde uma aeronave Boeing 737-800 da Jeju Air caiu e pegou fogoInvestigadores da Coreia do Sul e dos EUA, incluindo autoridades do National Transportation Safety Board (NTSB) dos EUA e da fabricante de aeronaves Boeing, inspecionam a cena onde uma aeronave Boeing 737-800 da Jeju Air caiu e pegou fogo - Foto: YONHAP / AFP

Os investigadores do acidente aéreo de Jeju, o pior desastre aéreo da Coreia do Sul, que deixou 179 mortos, anunciaram nesta quarta-feira que vão enviar uma das caixas-pretas do avião aos Estados Unidos para análise.

“O gravador de dados de voo danificado foi considerado irrecuperável para a extração de dados em todo o país”, disse o vice-ministro encarregado da aviação civil, Joo Jong-wan.

Por isso, disse, “foi acordado transportá-lo para os Estados Unidos para análise junto ao Conselho Nacional de Transportes” daquele país.

O avião da Tailândia com 181 pessoas a bordo fez uma aterrissagem de emergência no domingo, sem ter acionado o trem de pouso, no aeroporto da cidade de Muan, no Sudoeste da Coreia do Sul.

A aeronave, um Boeing 737-800, deslizou pela pista até colidir com um muro de concreto, onde pegou fogo. Dois comissários de bordo foram resgatados com vida, e as 179 pessoas restantes a bordo morreram.

O vice-ministro Joo anunciou na quarta-feira que os investigadores extraíram os primeiros dados de uma das caixas-pretas do voo 2216 da Jeju Air.

A remoção inicial do gravador de voz da cabine “já foi concluída”, disse Joo. “Com base nesses dados preliminares, planejamos começar a convertê-lo para um formato de áudio”, acrescentou.

A segunda caixa-preta do avião também foi recuperada mas “foi encontrada sem conector”, explicou o vice-ministro. Horas depois, disse que o objeto seria enviado para os Estados Unidos.

As autoridades inicialmente citaram uma colisão com pássaros como a provável causa da tragédia, mas posteriormente apontaram a presença de uma barreira no final da pista como possível razão do ocorrido.

Veja também

Governo chileno desiste de comprar casa de Salvador Allende após críticas da oposição
AQUISIÇÃO

Governo chileno desiste de comprar casa de Salvador Allende após críticas da oposição

Guarujá aciona Sabesp sobre risco de vazamentos de esgoto após ''surto de virose''
SURTO DE VIROSE

Guarujá aciona Sabesp sobre risco de vazamentos de esgoto

Newsletter