Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Coren Pernambuco divulga programação da Semana da Enfermagem 2023; veja

Abertura será realizada em Petrolina; atividades vão percorrer diversas regiões do estado

A abertura será nesta sexta-feira, no auditório do Senac de PetrolinaA abertura será nesta sexta-feira, no auditório do Senac de Petrolina - Foto: Fábio Cadengue/Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE)

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) promoverá entre os dias 12 e 19 deste mêes, a Semana da Enfermagem 2023. Com o tema “Enfermagem: uma força para a saúde brasileira”, a programação vai ocorrer de forma descentralizada, com atividades realizadas em várias regiões do estado.

A abertura será nesta sexta-feira (12), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Petrolina. A programação conta com a apresentação cultural do grupo Matingueiros e uma palestra com o presidente do Coren-PE, Gilmar Júnior, que vai abordar o tema central da Semana da Enfermagem.

Nos dias 15 e 16, a programação será focada na qualificação profissional. Durante esses dois dias, auxiliares, estudantes, técnicos e enfermeiros poderão participar de minicursos online. As atividades de educação e qualificação vão abordar temas como empreendedorismo, novas tecnologias na saúde, autonomia profissional e aspectos ético-legais. Ao todo, serão sete minicursos gratuitos e as inscrições podem ser feitas através do site do Coren-PE.

Já no dia 17 maio, o Agreste receberá a primeira edição do Encontro dos Profissionais de Enfermagem do Agreste Meridional. O evento será realizado no Serviço Social do Comércio (Sesc) de Garanhuns e vai abordar temas importantes para a categoria como: “A consulta de enfermagem ginecológica com ênfase na saúde sexual e reprodutiva”; “O impacto da aparência profissional e sua importância no exercício da enfermagem” e; “A gestão da qualidade, segurança do paciente e suas intersecções com a legislação profissional em enfermagem”. As inscrições também são gratuitas e devem ser feitas no site do Coren-PE.

“A Semana de Enfermagem deste ano foi pensada de maneira colegiada pela comissão organizadora do evento e considerando as perspectivas do plenário. Neste sentido, e com o objetivo de aludir, exaltar e empoderar a enfermagem pernambucana, a proposta contará com momentos científicos, motivacionais, de premiação, palestras, momentos culturais e de interação social. A programação está baseada em uma perspectiva participativa e inclusiva, em formato híbrido”, frisou o conselheiro do Coren-PE e coordenador do evento, Gabriel Gomes.

Ainda segundo ele, juntos, os eventos previstos na programação devem alcançar mais de 3.600 participantes, entre estudantes e profissionais. “Nosso intuito é consagrar e elevar os padrões da enfermagem de Pernambuco, além de exaltar os feitos através da promoção de discussões e reflexões alinhadas com os temas emergentes da atualidade, balizadas pelo tema central e eixos norteadores”, completou.

A cerimônia de encerramento da Semana da Enfermagem 2023 vai ocorrer no dia 19, no Recife, com a terceira edição do Prêmio Ivanete Alves do Nascimento, que reconhece os profissionais de enfermagem que mais se destacaram durante o ano. Ao todo, quatro profissionais serão premiados entre as categorias "assistência", "gestão" e "ensino". Eles foram indicados pelos próprios colegas de profissão e a escolha dos vencedores se dará por meio de votação popular, nas redes sociais do Conselho.

Além disso, o plenário do Coren Pernambuco vai premiar mais um enfermeiro ou técnico que tenha contribuído por meio de práticas focadas no desenvolvimento do campo da enfermagem no estado.

Ainda será realizada a entrega da Láurea Gleidson Monteiro dos Santos, condecoração que elenca personalidades que não integram o corpo de enfermagem, mas que atuam nas causas que contribuem para o desenvolvimento da profissão. A homenagem faz referência ao enfermeiro e mestre em educação, Gleidson Monteiro do Nascimento, dono de uma trajetória marcada por um legado pautado na ética, responsabilidade e construção de uma enfermagem científica em seus diversos âmbitos de atividade.

 

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter