CoronaVac: Ministério da Saúde libera vacinação contra Covid-19 a crianças de 3 a 5 anos
Estados e municípios já podem usar os estoques disponíveis. Pasta deve publicar nota técnica na próxima semana
O Ministério da Saúde liberou a vacinação para crianças de 3 a 5 anos com CoronaVac nesta sexta-feira (15). Com o anúncio, estados já podem usar os estoques disponíveis para começar a imunizar o público infantil. A decisão chancela o parecer do Comitê Técnico Assessor em Imunizações do Programa Nacional de Imunizações (CTAI/PNI), aguardado pela alta cúpula. O grupo também aprovou a dose de reforço para a faixa etária de 5 a 11 anos.
Leia também
• Pernambuco notifica mais sete mortes e 2.044 casos de Covid-19
• Centro de testagem para Covid-19 do Aeroporto do Recife encerra atividades nesta sexta-feira
• Sob a sombra da Covid-19, economia da China desacelera e cresce apenas 0,4% no 2º trimestre
Segundo interlocutores, a pasta deve publicar nota técnica na próxima semana. É o documento que orientará estados, Distrito Federal e municípios na aplicação de doses no público mirim.
O anúncio acolhe o aval dado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última quarta-feira, que ampliou a autorização de uso emergencial para o grupo — anteriormente, era a partir de 6 anos. Com cinco votos a favor, a decisão foi tomada por unanimidade e leva à inclusão da nova faixa etária na bula do imunizante.
"Tendo em vista a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, ouvida a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI), o Ministério da Saúde orienta os entes federativos a ampliar o uso da vacina Covid-19/Coronavac para faixa etária de 3 a 5 anos de idade", diz a nota.