Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Pernambuco registra primeira morte por Covid-19

Idoso de 85 anos tinha diabetes hipertensão e cardiopatia isquêmica. Ele não tinha histórico de viagem

André Longo, secretário de Saúde de PernambucoAndré Longo, secretário de Saúde de Pernambuco - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Um idoso de 85 anos é a primeira vítima fatal da Covid-19 em Pernambuco. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (25) pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE). O paciente estava internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.

Morador do bairro de Areias, na Zona Oeste do Recife, o homem tinha histórico de diabetes e hipertensão, além de cardiopatia isquêmica. Segundo a SES-PE, o idoso apresentou os primeiros sintomas na última quarta-feira (18) e foi internado na última sexta-feira (20). Ainda de acordo com a SES-PE, o paciente não tinha histórico de viagem para fora do País. A pasta, porém, não forneceu mais detalhes de como pode ter ocorrido a contaminação, uma vez que o Brasil já tem atestada a transmissão comunitária.

O idoso foi atendido primeiramente na quinta (19) em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com quadro de febre, tosse seca, dificuldade de respirar e dor no tórax. Ele foi entubado e transferido para a UTI do Huoc, onde recebeu antibiótico e antiviral indicado para tratar influenza em pessoas com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Leia também:
Brasil confirma 2.433 casos e 57 mortes por Covid-19
Pernambuco tem 14 óbitos relacionados a síndromes respiratórias em investigação
Sobe para 46 total de casos de Covid-19 em Pernambuco
Escolas privadas de Pernambuco antecipam férias para abril por causa do coronavírus
Pernambuco não registra novos casos de coronavírus da segunda para terça

Ainda de acordo com a SES-PE, apesar de o idoso apresentar melhora no quadro respiratório e infeccioso, pelo histórico de comorbidade, teve uma piora na função renal e, por isso, precisou passar por diálise nessa terça-feira (24). Tal procedimento para pessoas acima dos 80 anos é considerado de risco. Na manhã desta quarta-feira, ele teve uma parada cardiorrespiratória durante sessão de diálise. Apesar das tentativas de reanimação feitas pela equipe médica, o paciente faleceu nesta manhã.

"Este óbito só reforça o que estamos dizendo diariamente: Fiquem em casa e sigam as orientações das autoridades sanitárias e especialistas que têm tratado esta questão com a importância e responsabilidade que ela merece. Acreditem na gravidade da situação e sigam as orientações do Governo do Estado. Cada um de nós tem a opção de escolher ser um agente de proteção ou de transmissão. Ficar em casa, neste momento, significa salvar vidas. O momento exige consciência e responsabilidade de todos”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

A morte do idoso é a 49ª confirmada no País, sendo a primeira no Nordeste. Até o momento, são 40 mortes em São Paulo, 6 no Rio de Janeiro, 1 no Amazonas e 1 no Rio Grande do Sul.

No balanço desta quarta, foi apontado crescimento no total de casos no Estado: de 42 para 46 pacientes infectados pelo novo coronavírus. A Secretaria informou ainda que 14 óbitos relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) estão sendo investigados.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

 

Veja também

Inscrições no Enem para pessoas privadas de liberdade terminam amanhã
EDUCAÇÃO

Inscrições no Enem para pessoas privadas de liberdade terminam amanhã

Invasão russa da Ucrânia viola o direito internacional, diz Guterres a Putin
Ucrânia

Invasão russa da Ucrânia viola o direito internacional, diz Guterres a Putin

Newsletter