Corredor do Hospital da Restauração é tomado por água suja após obstrução em tubulação
Por meio de nota, a SES informou que o caso aconteceu no corredor do setor de transportes da unidade
Uma obstrução numa tubulação por onde passava água suja deixou alagado, na tarde dessa quarta-feira (18), um dos corredores do Hospital da Restauração (HR), localizado na área central do Recife.
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) informou que o caso aconteceu no corredor do setor de transportes da unidade, área que não atende pacientes.
O transtorno, segundo a pasta, foi causado por uma peça de hotelaria hospitalar descartada de forma inadequada, causando obstrução de uma tubulação por onde escoava água de ralos e pias, o que provocou um refluxo na rede hidráulica.
A SES disse também que para resolver a situação, uma equipe de manutenção da unidade foi acionada e precisou abrir a estrutura, que fica no teto, para tirar a obstrução, o que provocou o escoamento da água suja por um dos corredores do HR.
Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra a estrutura do teto danificada e a água empoçada no piso do local atingido.
Leia também
• MPPE pede detalhes sobre manutenção e possíveis riscos no Hospital da Restauração
• MPPE faz vistoria em ala do Hospital da Restauração que desabou após rompimento de tubulação de água
• Secretaria Estadual de Saúde diz que o incidente no HR foi um caso pontual
Ainda de acordo com a pasta, uma equipe de manutenção do HR realizou os reparos necessários em cerca de 15 minutos e o local foi imediatamente higienizado.
"O Hospital da Restauração reforça a importância de toda a comunidade hospitalar, como pacientes, acompanhantes e funcionários, prezar pelo bem público e pelo bom funcionamento da estrutura da unidade", alertou a SES.
A pasta disse também que está finalizando os trâmites para lançar, em breve, um edital de licitação para a reforma do Hospital da Restauração. O prazo para a divulgação do documento não foi informado.
"As obras, no valor de R$ 9,1 milhões, contemplarão, entre outros, a revisão e recuperação de toda a rede elétrica e hidráulica", informou a nota.
Transtornos recorrentes
Essa é a segunda ocorrência em um mês. No dia 2 de maio, parte do forro do teto da sala laranja do HR cedeu devido ao rompimento de uma tubulação de água potável. Algumas salas ficaram alagadas e pacientes tiveram que ser retirados às pressas. Na ocasião, apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Na época, a assessoria do hospital informou que funcionários da limpeza retiraram a água e que o conserto da tubulação foi realizado pela equipe de manutenção. O local foi liberado e ocupado novamente.
Confira a nota da SES na íntegra
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que o Hospital da Restauração (HR) registrou, no final da tarde desta quarta-feira (18/05), uma obstrução na tubulação por onde escoava água de ralos e pias, que, por sua vez, provocou um refluxo na rede hidráulica. Para resolver a situação, a equipe de manutenção da unidade foi acionada e precisou abrir a estrutura para tirar a obstrução, o que provocou o escoamento da água no vídeo que está circulando nas redes sociais. O incidente ocorreu no corredor do setor de transportes da unidade, ou seja, em um local não assistencial, onde não estavam pacientes.
A equipe de manutenção realizou os devidos reparos em cerca de 15 minutos e o local também foi imediatamente higienizado. Ficou constatado que a obstrução, que gerou o transtorno, foi causada por uma peça de hotelaria hospitalar descartada de forma inadequada. Desta forma, o Hospital da Restauração reforça a importância de toda a comunidade hospitalar, como pacientes, acompanhantes e funcionários, prezar pelo bem público e pelo bom funcionamento da estrutura da unidade.
Por fim, a Secretaria acrescenta que está finalizando os trâmites para lançar, em breve, edital de licitação para reforma do Hospital da Restauração. As obras, no valor de R$ 9,1 milhões, contemplarão, entre outros, a revisão e recuperação de toda a rede elétrica e hidráulica.