Logo Folha de Pernambuco

Cessar-fogo temporário

Corredor humanitário: civis terão cinco horas para deixar a Ucrânia por Mariupol e Volnovakha

Através dos dois locais, civis poderão deixar o país e suprimentos poderão chegar, mas apenas nesse curto intervalo de tempo

O recuo das tropas russas só vale no período e nos dois lugares O recuo das tropas russas só vale no período e nos dois lugares  - Foto: Sergei Chuzavkok/AFP

Duas regiões da Ucrânia serão usadas como corredores humanitários neste sábado (5). A Rússia anunciou que haverá um cessar-fogo temporário de 5 horas em Mariupol e Volnovakha.

Através dos dois locais, civis poderão deixar o país e suprimentos poderão chegar, mas apenas nesse curto intervalo de tempo.

Segundo a agência de notícias russa RIA, o país fez questão de estabelecer que esse "recuo" não vale para todo o território ucraniano.

"Não é uma decisão fácil. Mariupol não são as casas e ruas. Mariupol somos nós e vocês", afirmou o prefeito Vadim Boichenko no Telegram. 

Mariupol

No começo deste sábado (5), a estratégica cidade portuária de Mariupol, no leste da Ucrânia, estava enfrentando um "bloqueio" e ataques "implacáveis" das forças russas, segundo informou Boitchenko.

A captura desta cidade de 450.000 habitantes, localizada à beira do Mar de Azov, representaria uma vitória para Moscou na invasão da Ucrânia, pois conectaria as forças russas na península ocupada da Crimeia com as tropas separatistas pró-russas no leste ucraniano.

Na quinta-feira, o prefeito de Mariupol acusou as tropas russas de querer sitiar a cidade destruindo pontes e trens para impedir a saída dos moradores.

"Durante cinco dias nossa cidade natal, nossa família de meio milhão de habitantes, sofreu ataques implacáveis", escreveu o prefeito, que pediu para a resistência não desistir.

Veja também

Uruguai vota em segundo turno que pode levar à esquerda de volta ao poder
eleição

Uruguai vota em segundo turno que pode levar à esquerda de volta ao poder

Todos os hospitais de Gaza irão reduzir ou cessar atividades por falta de combustível
Guerra no oriente médio

Todos os hospitais de Gaza irão reduzir ou cessar atividades por falta de combustível

Newsletter