Logo Folha de Pernambuco

Vacinas infantis

Covid-19: Ministério da Saúde começa a distribuir vacina para menores de 3 anos com comorbidades

No momento, porém, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação apenas para crianças entre seis meses e três anos

Vacina pediátrica da PfizerVacina pediátrica da Pfizer - Foto: Miva Filho/SES-PE

O Ministério da Saúde começou nesta quinta-feira (10) a distribuição de doses de vacinas contra a Covid-19 para crianças de seis meses a três anos com comorbidades. Um milhão de doses do imunizante da Pfizer devem chegar a todos os estados e o Distrito Federal até esta sexta-feira (11).

O anúncio vem em meio a uma nova alta de casos no país e quase dois meses depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter aprovado a aplicação de vacinas para essa faixa etária.

Na ocasião, a Anvisa autorizou a imunização para esse público com e sem comorbidades. No momento, porém, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação apenas para crianças entre seis meses e três anos que apresentem doenças que possam potencializar o risco à saúde.

A imunização para essa mesma faixa etária sem comorbidades ainda está em discussão pela pasta, que solicitou avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).

Especialistas, no entanto, alertam para a urgência de vacinar essa faixa etária independentemente de comorbidades, uma vez que bebês e crianças pequenas são considerados grupos de risco para a Covid.

Ao longo da pandemia, essa faixa etária foi significativamente afetada por complicações e mortes em decorrência da doença.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter