Logo Folha de Pernambuco

Covid-19

Covid-19: Ministério da Saúde libera vacina da Pfizer para todas as crianças de 6 meses a 4 anos

Até então, imunizante era recomendado apenas para menores de 3 anos com comorbidades

Vacina Pfizer BabyVacina Pfizer Baby - Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrolina

A vacina da Pfizer contra a Covid-19 está liberada para ser aplicada em todas as crianças entre 6 meses e 4 anos e 11 meses. A decisão foi do Ministério da Saúde, que ampliou o uso do imunizante, até então destinado apenas a crianças de 6 meses a 2 anos e 11 meses que tivessem alguma comorbidade.

A nova recomendação saiu em uma nota técnica, assinada no dia 23 pela coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e divulgada nesta terça-feira.

Chamada "Pfizer Baby", a vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro para todas as crianças entre 6 meses e 4 anos e 11 meses, sem restrição de aplicação.

O assunto foi analisado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), que deu parecer favorável para a vacina contra a Covid para todas as crianças de 6 meses a 4 anos, com ou sem comorbidades, no início de dezembro.

Como será a aplicação
O esquema vacinal aprovado para a "Pfizer Baby" para a faixa etária de 6 meses a 4 anos e 11 meses foi de três doses: as duas primeiras em um intervalo de quatro semanas e a terceira, pelo menos oito semanas após a administração da segunda dose.

A aplicação das doses será escalonada de acordo com as prioridades estabelecidas na nota técnica do Ministério da Saúde:

Primeiro, as crianças nesta faixa etária que tenham comorbidades;

Crianças de 6 meses a menores de 1 ano de idade sem comorbidades;

De 1 ano a 2 anos de idade sem comorbidades;

De 3 anos de idade sem comorbidades;

De 4 anos de idade sem comorbidades;

"Crianças de 3 e 4 anos de idade que iniciaram o seu esquema de vacinação com a vacina COVID-19 Coronavac, deverão ter seu esquema primário finalizado com esta vacina (esquema primário da vacina COVID-19 de duas doses, com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda dose)." esclarece a nota técnica.

Veja também

Newsletter