Logo Folha de Pernambuco

Pandemia

Covid-19: morre um dos pacientes transferidos do Amazonas para o Recife

O Estado já recebeu 26 pessoas, que estão internadas no Hospital das Clínicas e na unidade de referência de Boa Viagem

Alguns dos pacientes transferidos do Amazonas para o Recife estão no Hospital das ClínicasAlguns dos pacientes transferidos do Amazonas para o Recife estão no Hospital das Clínicas - Foto: Rodrigo Baltar/Hospital das Clínicas/UFPE

Um dos pacientes transferidos do Amazonas para Pernambuco nessa terça-feira (26), para tratamento da Covid-19, faleceu nesta quarta-feira (27), no Hospital das Clínicas, no Recife, após ter o quadro agravado. A unidade de saúde divulgará, em breve, mais informações sobre o caso. 

Outros dois pacientes que também estavam no HC foram transferidos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Referência à Covid-19 Unidade Boa Viagem (antigo Alfa).

Os pacientes transferidos para o hospital em Boa Viagem são dois homens, com 53 anos e 42 anos de idade, que estão passando por exames de avaliação e sendo acompanhados pela equipe multiprofissional da unidade. Ambos estão conscientes, com quadro de saúde considerado estável e recebendo suporte de oxigenação por máscara não reinalante.

Ao todo, Pernambuco já recebeu 26 pacientes provenientes do estado do Norte do País, que vive um colapso em seu sistema de saúde por causa da pandemia.

O Hospital das Clínicas atende, no momento, 12 amazonenses, enquanto o Hospital de Referência à Covid-19 Unidade Boa Viagem abriga 13. 

Além dos dois recém transferidos, os outros 11 amazonenses internados em Boa Viagem também são assistidos pela equipe de terapia intensiva da unidade. São oito homens e três mulheres, com idades entre 35 e 64 anos. 
 
Três deles (dois homens e uma mulher) apresentaram piora no quadro clínico e precisaram ser intubados. Outros quatro homens e uma mulher estão estáveis, mas recebem suporte de oxigenação (cateter nasal e máscara reinalante). 

E há ainda três pacientes que respiram em ar ambiente (sem a ajuda de aparelhos) e evoluem bem clinicamente. Desse grupo, cinco chegaram ao Recife no último sábado (23) e seis foram internados na unidade na terça-feira (26). 

Veja também

Newsletter