Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Covid-19: Pernambuco terá ampliação na testagem

Moradores e funcionários de lares de idosos passam a ingressar grupo prioritário, enquanto unidades sentinela aumentarão demanda

Coleta para teste do novo coronavírusColeta para teste do novo coronavírus - Foto: Sesi/Vinícius Magalhães

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou que ampliará a sua estratégia de testagem para a Covid-19 nos próximos dias. Pessoas acima de 60 anos residentes em instituições de longa permanência para idosos, trabalhadores desses locais e seus contatos próximos, quando sintomáticos, terão prioridade para coleta de amostra para teste. Os responsáveis por esses estabelecimentos devem acionar a secretaria de Saúde do município de origem para realização do procedimento.

São considerados também grupos prioritários para testes, quando sintomáticos, os profissionais de saúde, de segurança pública e do sistema prisional, bem como seus contatos diretos, além das pessoas privadas de liberdade. Não são realizados, até o presente momento, testes em assintomáticos.

A SES-PE disse ainda que ampliará, nos próximos dias, a testagem nas unidades sentinela, que fazem o monitoramento dos vírus respiratórios em circulação no Estado. A média mensal é de 500 coletas e, agora, a estimativa é que passem a ser feitos 1.500 exames por mês. Essa expansão está sendo viabilizada através de uma parceria entre a Prefeitura do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que serão responsáveis pela realização de 2 mil exames semanais do tipo RT-PCR.

Leia também:
Projeto do Itaú doa respiradores e insumos a Pernambuco
Em Pernambuco, 20 municípios não registraram casos de Covid-19, diz estudo

 Esses testes, mais sensíveis para identificar a presença do Sars-CoV-2 desde os primeiros dias de sintomas, são realizados em sua maioria pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). A capacidade atual gira em torno de 9,4 mil exames RT-PCR por semana, quando somadas as demandas do Lacen, das unidades contratualizadas (Genomika, HLA e Imip) e da parceira Fiocruz PE.

Os testes rápidos enviados pelo Ministério da Saúde, por sua vez, estão sendo utilizados nos centros de testagem para profissionais da saúde e de segurança pública e em estratégias individuais de cada município.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter