Covid-19

Covid-19: Pfizer pede à Anvisa registro definitivo de vacina bivalente

A vacinação bivalente será iniciada em 27 de fevereiro em grupos prioritários

AnvisaAnvisa - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilência Sanitária (Anvisa) recebeu, nesta segunda-feira (30), o pedido de registro definitivo da vacina Comirnaty bivalente BA.4/BA.5 (vacina Covid-19), fabricada pela empresa Pfizer.   

O uso da vacina já havia sido autorizado de forma emergencial em novembro passado, como dose de reforço para a população acima de 12 anos de idade. Adicionalmente, a empresa solicitou a ampliação dessa autorização para crianças entre 5 e 11 anos, pleito que segue em análise pela agência. A aplicação da vacina será iniciada em 27 de fevereiro em grupos prioritários.

A vacina bivalente oferece proteçãocontra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante de preocupação no momento. 

A análise de pedidos de registro de vacinas segue regulamentação própria e busca verificar se a relação benefício/risco do produto é satisfatória no contexto epidemiológico atual. Para isso, devem ser apresentados estudos clínicos e outros dados a fim de comprovar a qualidade, a segurança e a eficácia do produto. 

É esperado que, superada a condição de emergência, os produtos autorizados pela via emergencial migrem para o registro sanitário definitivo.

As informações são da Anvisa.

Veja também

Israel pede que moradores deixem áreas do sul de Beirute
Israel

Israel pede que moradores deixem áreas do sul de Beirute

Governo Milei se dissocia da responsabilidade por aumento da pobreza na Argentina
ARGENTINA

Governo Milei se dissocia da responsabilidade por aumento da pobreza na Argentina

Newsletter