Covid-19: Recife abre vacinação para pessoas com deficiência, doenças raras e com espectro autista
A Prefeitura do Recife anunciou, nesta segunda-feira (24), a abertura do agendamento para vacinação contra a Covid-19 das pessoas com deficiência permanente física, intelectual ou sensorial (visual ou auditiva); pessoas com doenças raras e pessoas com espectro autista com 18 anos ou mais.
Esse público poderá realizar o agendamento a partir das 20h desta segunda. A vacinação tem início nesta terça (25).
O prefeito João Campos explicou que o processo recebeu adaptações para melhor atender os novos públicos.
“Nós preparamos a vacinação acessível. No Geraldão e no Centro de Vacinação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), terão tradutores de libras e pessoas da nossa equipe treinadas para fazer a recepção das pessoas cegas”, disse.
“Se você conhece alguém com alguma deficiência, transtorno do espectro autista ou doença rara, ajude essa pessoa a fazer o agendamento. Lembrando que no ato do agendamento é preciso anexar um documento que comprove a deficiência, que deverá ser levado no dia da vacinação. Isso tudo está no Conecta Recife”, completou.
O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site minhavacina.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, selecionando o grupo ao qual pertence. O app está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS.
Leia também
• Hemorio estuda tratamento de Covid-19 com plasma de vacinados
• Com piora de quadro, China vacina quase 15 milhões por dia
• Diretor da OMS pede que forneçam mais vacinas a países pobres
Serão aceitos como documento comprobatório: laudo médico que indique a doença/deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência; ou documentos de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência.
Os documentos anexados no ato do cadastro também devem ser levados no dia agendado para vacinação. É necessário apresentar o documento original e levar uma cópia, que ficará retida no local.
Grupos
Este grupo inclui pessoas com limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas, como amputação, paraplegia, tetraplegia, ostomia, nanismo etc; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; e indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar etc.
Em relação às doenças raras, citam-se aquelas que causam imunossupressão como síndrome de Cushing, lúpus eritematoso sistêmico, doença de Chron, imunodeficiência primária com predominância de defeitos de anticorpos; doenças que causam comprometimento pulmonar crônico como a fibrose cística; doenças que causam deficiências intelectuais e/ou motoras e cognitivas como a síndrome Cornélia de Lange, a doença de Huntington; e outras doenças raras como anemia falciforme e talassemia maior.
Pontos de vacinação
Atualmente, a capital pernambucana tem 19 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.
As salas de vacinação ficam na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; e agora a UPA-E do Ibura.