Logo Folha de Pernambuco

saúde

Covid- 19: taxa de positivos atinge o patamar mais alto dos últimos três meses em farmácias do país

Percentual de testes que confirmaram a doença voltou a ultrapassar 20%, marca que não era alcançada desde o início de agosto

Teste de Covid-19Teste de Covid-19 - Foto: Ikamahã/Sesau

A taxa de positivos para a Covid-19 – percentual do total de testes realizados com resultado para a doença – voltou a crescer nas farmácias do Brasil e alcançou o patamar mais alto dos últimos três meses. Os dados são do levantamento realizado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

O índice, que vinha em queda e chegou à marca de 7,56% no total de setembro, disparou para 20,75% na última semana de outubro. Na comparação com a última semana de setembro, quando estava em 6,32%, houve um aumento de 228%. A taxa do fim de outubro é a mais alta desde a primeira semana de agosto, quando era de 21,05%.

Em relação ao compilado de cada mês, julho, em meio à última onda da Covid-19 no Brasil, teve uma positividade de 30,9%. Ela caiu para 16,73% em agosto, e despencou para 7,56% no mês seguinte. Na primeira semana de outubro, chegou ao patamar mais baixo: apenas 6,07% dos diagnósticos com resultado positivo.

Na segunda semana do mês, porém, o índice já voltou a subir de forma acelerada, alcançando 9,36%. Na terceira, aumentou para 15,5%, e chegou à marca de 20,75% nos últimos sete dias de outubro. No compilado do mês, a taxa ficou em 13,26%.

A Abrafarma aponta ainda que seis estados registraram percentual de positividade acima de 20% no final do mês passado, e portanto acendem o sinal de alerta. São eles São Paulo (20%); Rio de Janeiro (21%); Santa Catarina (24%); Sergipe (24%); Pará (33%) e Amazonas (41%).

As informações são de mais de 8,9 mil farmácias de todos os estados brasileiros, parte das 26 maiores redes de drogarias do país, reunidas pela Abrafarma.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter