Logo Folha de Pernambuco

Imunização

Covid: Butantan se reúne com Anvisa para tratar da produção de nova geração de vacinas

Imunizante deverá apresentar maior efetividade contra Delta e Ômicron. Estudo está em fase pré-clínica, com testagens em animais

CoronaVac, vacina produzida pelo ButantanCoronaVac, vacina produzida pelo Butantan - Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

O Instituto Butantan estuda desenvolver uma nova versão da CoronaVac que, além de imunizar contra a Covid-19, oferece maior proteção contra as variantes Delta e Ômicron. A informação foi apresentada pela instituição à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em reunião nesta sexta-feira (9).

Segundo o Butantan, os dados ainda são preliminares. O estudo está em fase pré-clínica, com testagens em animais, mas o recrutamento de voluntários para a segunda etapa já foi iniciado. O centro de pesquisas ainda garantiu que o planejamento proposto para as próximas fases e resultados serão formalizados e apresentados.

A equipe técnica da Anvisa aproveitou o encontro para indicar pontos que serão cobrados em um futuro pedido de autorização e identificar ajustes nos protocolos em andamento. Ainda não existe, entretanto, um pedido para autorização ou estudo clínico de novas versões da CoronaVac.

A CoronaVac foi a vacina que inaugurou a imunização contra Covid-19 no Brasil, em janeiro de 2021, mas perdeu o protagonismo no programa de imunização brasileiro com a distribuição de outros imunizantes. Seu uso em versão monovalente é autorizado a partir dos três anos de idade.

Veja também

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1
BRASIL

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1

Presidência da COP29 sugere que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climático
clima

Presidência da COP29 sugere que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climático

Newsletter