Logo Folha de Pernambuco

Covid

Covid: Quais são os sintomas de uma infecção com as novas subvariantes BQ.1 e BQ.1.1?

Os sinais são mais ao redor e acima da garganta, ao contrário das versões anteriores do vírus

Foto: Reprodução/ Universidade de Hong Kong

Duas novas repetições da variante Omicron chegaram ao topo da lista de subvariantes das Covid-19: a BQ.1.1 e a BQ., que circulam nos EUA. De acordo com os Centros de Doenças, Controle e Prevenção, juntas, elas respondem por quase 70% dos casos no país. Durante o verão, a repetição BA.5 foi dominante em terras norte-americanas.

A BA-5 é caracterizada por sintomas relativamente leves, como resfriado e gripe, com muitas pessoas reclamando de dor de garganta. A BQ.1.1 e a BQ.1 não apresentam sintomas tão diferentes das versões anteriores do Omicron em pessoas vacinadas, alerta Steven Gordon, especialista em doenças infecciosas da Cleveland Clinic.

Pessoas infectadas com essas subvariantes também tendem a relatar sintomas de resfriado, como dor de garganta, coriza, dores musculares, tosse e dores de cabeça. Os sintomas são tipicamente mais prolongados em pessoas não vacinadas, em comparação com aqueles que são vacinados, afirma Peter Chin-Hong, especialista em doenças infecciosas da Universidade da Califórnia, em San Francisco. A febre é muito mais comum em pessoas não vacinadas, acrescenta.

Se você tiver uma dor de garganta inexplicada e, em seguida, desenvolver febre e suores noturnos, — É muito mais provável que seja Covid-19 do que um resfriado comum —, reforça Justin Fiala, especialista em cuidados intensivos e pulmonares da Northwestern Medicine. Segundo o especialista, os sintomas de BQ.1.1 e BQ.1 estão concentrados ao redor e acima da garganta, ao contrário das versões anteriores do vírus, que afetavam os pulmões.

Veja também

Mulher é atropelada por moto na Avenida Guararapes, no Centro do Recife
TRÂNSITO

Mulher é atropelada por moto na Avenida Guararapes, no Centro do Recife

Ladrões roubam joias consideradas 'tesouro nacional' em museu da França
ROUBO

Ladrões roubam joias consideradas 'tesouro nacional' em museu da França

Newsletter