Logo Folha de Pernambuco

Perseguição

CPJ pede suspensão de investigação contra jornalistas na Guatemala

A entidade pediu para cessar "qualquer investigação de colunistas e funcionários" do El Periódico

O dono do El Periódico, um jornal da oposição, está presoO dono do El Periódico, um jornal da oposição, está preso - Foto: Pixabay

O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) solicitou às autoridades da Guatemala, nesta quarta-feira (1º), a liberdade do dono do El Periódico, um jornal da oposição, e a interrupção das investigações contra jornalistas deste veículo.

Em comunicado, a entidade pediu para cessar "qualquer investigação de colunistas e funcionários" do El Periódico.

Eles solicitaram que libertem "incondicionalmente o presidente Rubén Zamora", preso desde julho passado, e que os funcionários "trabalhem livremente".

Essas medidas são "uma tentativa clara dos fiscais de intimidar e assediar um meio de investigação e os jornalistas que trabalham incansavelmente para expor a corrupção", destacou o diretor de programas do CPJ em Nova York, Carlos Martínez de la Serna, na nota divulgada.

Um juiz abriu um segundo processo penal contra Zamora na terça-feira (28), por formação de quadrilha para obstrução da Justiça. A ação foi assinada pela Promotoria.

Segundo a acusação, o jornalista acusado supostamente tentou frear uma investigação contra ele por lavagem de dinheiro em 2021.

O magistrado aceitou, além disso, o pedido do Ministério Público para investigar vários jornalistas e colunistas do El Periódico, veículo que publicou reportagens sobre a corrupção no Estado.

A procuradora Cinthia Monterroso acredita que os profissionais teriam "desinformado" em suas publicações sobre o casos contra Zamora e cometido alguma ilegalidade.

"Pretende-se envolver, agora, outros jornalistas e colunistas do El Periódico para intimidar todo o sindicato e assim limitar a liberdade de expressão", disse o jornal em nota publicada na edição digital desta quarta-feira.

Eles encerraram com o comunicado com a frase "Não vão nos calar".

A Associação de Jornalistas da Guatemala também rejeitou as investigações contra os repórteres e as qualificou como "uma nova tentativa de criminalizar a liberdade de expressão".

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter