Meio ambiente

CPRH analisa água de rios onde caranguejos foram achados mortos em Goiana

Crustáceos também apareceram em praias do Litoral Sul da Paraíba

Caranguejos foram achados mortos em praias de Pernambuco e da ParaíbaCaranguejos foram achados mortos em praias de Pernambuco e da Paraíba - Foto: Reprodução/TV Globo

Pesquisadores da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizaram coleta de água dos rios onde centenas de caranguejos foram encontrados mortos em Carne de Vaca, em Goiana, na Região Metropolitana do Recife. 

Os crustáceos foram achados sem vida na praia pernambucana e também em praias do Litoral Sul da Paraíba. Ainda não há informações exatas de quantos caranguejos foram encontrados mortos e também se há relação direta com as fortes chuvas que atingiram a região entre o fim de maio e o começo de junho. 

A CPRH, por meio de sua Diretoria de Fiscalização, enviou equipes para coletar água em pontos dos rios Capibaribe Mirim, Tracunhaém e Goiana e no Córrego do Inferno e no Canal Baldo do Rio.

A água coletada foi encaminhada para análises físico-química e bacteriológica. O resultado das análises, previsto para ser divulgado até o dia 17 de junho, poderá subsidiar ações de fiscalização da CPRH, em parceria com o ICMBio, nas áreas. 

ColetaColeta de água no rio (Foto: Divulgação/CPRH)

“Estamos com a investigação da causa da mortandade dos caranguejos em andamento. Levantar uma causa sem os resultados das análises não é possível, estamos analisando o contexto de forma global junto com as equipes da Sudema [Superintendência de Administração do Meio Ambiente; equivalente da CPRH na Paraíba] e do ICMBio”, salientou a diretora de Fiscalização, Silvana Valdevino.
 

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter