Logo Folha de Pernambuco

Recife

CPRH inicia retirada de animais do Parque 13 de Maio, no Recife, nesta sexta-feira (20)

Remoção será feita por etapas e deve ser concluída até o final do mês de novembro

Animais foram encaminhados para o Cetras TangaráAnimais foram encaminhados para o Cetras Tangará - Foto: Divulgação/Carol Bezerra

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) iniciou, nesta sexta-feira (20), a retirada dos animais abrigados no zoológico do Parque 13 de Maio, no bairro da Boa Vista, área central do Recife.

Foram removidas 48 aves, sendo 12 araras-canidé, 30 rolinhas-cinza, duas rolinhas-caldo-de-feijão, duas patativas, um tizil e um siriema. 

Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras Tangará), no bairro da Guabiraba, na Zona Norte do Recife, e, de lá, foram enviados para a instituição Obra de Maria, em São Lourenço da Mata. 

Outros 100 animais, a grande maioria cágados, tartarugas e aproximadamente 12 macacos, ainda aguardam remoção, que será feita em etapas, com previsão de término em novembro deste ano. 

Retirada começou nesta sexta-feira (20). Foto: Divulgação/Carol Bezerra

A ação é realizada em parceria com a Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), com o apoio do Ibama. No local onde funcionava o zoológico, será construída uma Praça da Infância.

"É indispensável zelar pelo bem-estar dos animais que, apesar de bem cuidados pelos agentes da Prefeitura, estão fora do seu habitat natural e sempre expostos aos contatos e incidências externas indevidas”, explica a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão.

Após avaliação clínica e exames, os animais que tiverem condições de serem reinseridos na natureza serão soltos em locais adequados. Aqueles que não tiverem condições ficarão sob os cuidados de instituições parceiras. 

“Os centros urbanos não são locais adequados para animais silvestres. No Cetras, faremos todo o possível para que eles se recuperem e ganhem a liberdade em seus habitats. Mas, os que não puderem, com certeza, viverão melhor nas instituições parceiras, longe do barulho excessivo e da poluição de uma área urbana”, afirmou o presidente da CPRH, José de Anchieta dos Santos.

Praça da Infância
Os frequentadores do Parque 13 de Maio vão ganhar uma Praça da Infância. Após a retirada dos animais, serão iniciadas as análises e estudos para a criação do novo equipamento de lazer que ficará localizado dentro do parque.

De acordo com a Prefeitura do Recife, as intervenções incluem construções de passeios e pisos, rampas em asfalto, drenagem, paisagismo, bases estruturais para os brinquedos, mobiliários e a comunicação visual no local.

"As Praças da Infância são criadas a partir de uma metodologia para que possam ser replicadas em toda a cidade com soluções específicas que estejam em sintonia com o seu entorno, mas garantindo que toda criança recifense tenha acesso às mesmas qualidades proporcionadas por estes espaços", afirma a gestão.

Veja também

Newsletter