Crea-PE lança agenda de fiscalização preventiva para o Carnaval
A ideia é alinhar ações que garantam mais segurança aos foliões e turistas nas estruturas montadas para o folia em 2020
Uma proposta da agenda de atuação da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) para os próximos 30 dias foi lançada nesta terça-feira (21) pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) para o carnaval e deve ser validada pelos órgãos ainda nesta semana.
No evento, marcaram presença representantes do Corpo de Bombeiros, Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon) e a Defesa Civil, organizadores de blocos e também empresas da área de montagem e eventos. Com o objetivo de alinhar ações que garantam mais segurança aos foliões e turistas nas estruturas montadas para o carnaval 2020.
A parceria deve-se às festividades momescas que estão próximas, para a fiscalização de ambientes sendo públicos ou privados. O presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, propôs ao grupo gestor da Fiscalização, o uso de sinalização nos locais dos eventos, indicando se estão com validação dos órgãos. Ele também sugeriu que seja feita a divulgação dos espaços e das estruturas vistoriados pela FPI em plataforma digital no site do Conselho, para que a população tenha acesso.
Leia também:
Policiais receberão diária de R$ 180 para trabalhar durante o Carnaval
Aeroporto do Recife ganha 76 voos extras durante o Carnaval
Ensaio de maracatu abre prévias do Carnaval do Recife
Outra proposta foi a de que os organizadores de eventos apresentem placas visíveis ao público informando a capacidade máxima de ocupação do espaço utilizado, cumprindo norma vigente. Como órgão coordenador da FPI o Crea-PE inclui ainda os municípios do interior pernambucano, onde também a folia de momo acontece.
O tenente coronel do Corpo de Bombeiros-PE Erick Aprígio adiantou que a preocupação com a segurança é constante a cada ano. Apesar de todo o esforço pela prevenção, segundo ele ainda existem muitas estruturas que deixam para última hora as suas regularizações.
A ação da FPI tem como propósito juntar os órgãos envolvidos e fazer uma única ação de fiscalização dos ambientes das festas.