Creche Lar Esperança, em Jaboatão, pede ajuda após ter parte da estrutura destruída pelas chuvas
Muro lateral, refeitório e berçário foram os locais mais afetados
Leia também
• Chuvas deixam 444 desalojados e desabrigados em Pernambuco
• Chuvas deixam mais de 130 desabrigados em Pernambuco; Codecipe registrou 39 deslizamentos
• Fortes chuvas causam mais um dia de alagamentos e transtornos na RMR; veja onde mais choveu
Mesmo após o fim das fortes chuvas que castigaram várias cidades de Pernambuco na última semana, ainda há quem não tenha conseguido se recuperar dos prejuízos causados pelo intenso volume de água. É o caso da Creche Lar Esperança, que fica no Jaboatão dos Guararapes, e teve sua estrutura destruída pelas chuvas e está precisando de doações para retornar às atividades.
Localizada ao lado de um riacho, que fica na Rua Praia de Iracema, na comunidade de Vila dos Palmares, no bairro da Muribeca, a casa que abriga a creche foi invadida pela água que transbordou e teve o muro lateral completamente destruído. No interior do Lar, o cenário também era desolador. Parte do piso do refeitório, área interna que foi mais afetada, cedeu, abrindo um grande buraco no local.
Vânia Silva, filha de Maria Cristina Silva, a responsável pela creche, contou que tudo aconteceu muito rápido e que elas não tiveram tempo para suspender os móveis nem retirar os objetos. “Só conseguimos salvar uma geladeira e dois freezers”, lamentou Vânia, que emendou: “Perdemos muita coisa do berçário. Não conseguimos salvar os berços nem os colchões. A água levou também todo o material didático que utilizávamos com as crianças. É um cenário muito triste.”
Ainda de acordo com Vânia, sua mãe está bastante abalada porque perdeu cerca de 27 animais, entre ovelhas, pintos, galinhas, tartarugas e coelhos, que eram criados no local e faziam parte do convívio com as crianças. “Minha mãe está muito triste com a morte dos bichinhos. Foi muita água e infelizmente todos eles morreram afogados”, contou.
A creche atendia 102 mães e tinha 180 crianças cadastradas. A filha da responsável pelo local fez um apelo por ajuda não só para a instituição como também para as mães que possuem vínculo com a creche e vivem na comunidade. “Cerca de metade das mães que nós atendemos foi afetada de alguma forma pelas chuvas. Temos ciência de casos nos quais só foi possível salvar as crianças e os documentos, perdendo absolutamente tudo. Nesse momento, toda a comunidade precisa de ajuda”, enfatizou Vânia.
A creche está recebendo todo tipo de doações, desde móveis a alimentos, produtos de limpeza e até mesmo dinheiro. Por enquanto, o foco do Lar Esperança é levantar o muro lateral da estrutura, montar um novo berçário e reformar o refeitório. Quem quiser ajudar, deve procurar a creche através do telefone (81) 98706-5710.
Campanha de arrecadação em Jaboatão
Desde a última segunda-feira (17), o Shopping Guararapes iniciou campanha de arrecadação de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal para ajudar as pessoas vítimas das fortes chuvas e alagamentos que atingiram Jaboatão dos Guararapes e outros municípios da RMR na semana passada. A ação acontece em parceria com a ONG Novo Jeito, que fica responsável por levar todos os produtos arrecadados até quem precisa.
Comunidades de Jaboatão dos Guararapes, Recife e Olinda receberão os donativos, de acordo com a necessidade de cada localidade que está sendo analisada pela ONG. “Fazemos a filtragem das doações. Na Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, por exemplo, sabemos que houve deslizamento, então estamos nos preparando para doar a quantidade de colchões que eles necessitam”, explica a voluntária do Novo Jeito, Ana Carolina.
As chuvas que caíram na RMR representaram mais de 60% do esperado para todo o mês de maio. Em Jaboatão, foram registradas 66 ocorrências relacionadas à chuva em apenas um dia.
O ponto de arrecadação do Shopping Guararapes está localizado próximo à entrada do Big Bompreço e está recebendo alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e de higiene pessoal. Mas não é só disso que as comunidades atingidas pela chuva precisam, pois muitas perderam tudo com casos de deslizamentos e alagamentos. Por isso, quem puder doar itens maiores, como colchões, móveis e eletrodomésticos, pode entrar em contato direto com a ONG Novo Jeito através do WhatsApp (98213-1090) ou no Instagram.