Criança de 4 anos é baleada na cabeça durante confronto em Curicica, no Rio de Janeiro
Menina passou por cirurgia e está internada no Hospital Municipal Miguel Couto, na Zona Sul, em estado grave
Uma criança de 4 anos foi baleada na cabeça no início da noite desta quarta-feira (1º) na rua André Rocha, em Curicica, Zona Oeste do Rio de Janeiro, enquanto voltava da escola com a mãe. Segundo a avó da menina, ela foi atingida quando parou para comprar uma pipoca. No momento do disparo, a mãe diz que só viu a filha desacordada e o uniforme cheio de sangue.
O tio da criança contou que ela foi socorrida por um primo dele e levada, inicialmente, para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento da Taquara). Depois, ela foi transferida para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea. De acordo com a família, a menina passou por cirurgia e está observação. O estado de saúde da paciente é grave.
A Polícia Civil informou que os disparos ocorreram quando agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) foram verificar uma denúncia de extorsão no bairro. No local, ainda segundo a Civil, criminosos atacaram e houve confronto.
Leia também
• Bombeiros encontram último corpo no Curado; total de mortes por chuvas chega a 122
• Comércio ilegal de abelhas na internet é ameaça à espécie
• Em audiência, perito do IML reforça que causa da morte de Henry Borel foi agressão
Até o momento, uma pessoa foi presa e foram apreendidos um carro roubado e uma pistola. A ocorrência ainda está em andamento e, após o ocorrido, o policiamento na região foi reforçado.
Segundo a plataforma Fogo Cruzado, em 2022, quatro crianças foram baleadas no Grande Rio. Uma morreu. Todas teriam sido vítimas de balas perdidas. No dia 17 de abril, uma menina de 9 anos foi atingida por um tiro no olho na Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio. A criança foi socorrida e levada para o Hospital Souza Aguiar, onde ficou internada em observação. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o responsável pelo disparo e o caso é investigado pela 34ª DP (Bangu).
A menina caminhava em uma rua da comunidade, ao lado da mãe e da avó, quando foi ferida e caiu no chão. A bala ainda teria ricocheteado no chão antes de atingir o olho da menina. Imagens que circulam nas redes sociais mostram que, mesmo ferida, ela consegue se levantar após o disparo. Em seguida, as duas mulheres que a acompanhavam buscam socorro com moradores do local.
No dia 1º de abril, uma criança de 11 anos ficou ferida durante uma operação policial no bairro Jardim América, na Zona Norte. De acordo com a PPM, um suspeito morreu após ser baleado numa troca de tiros. A corporação informou que o menor foi atingido por estilhaços de bala. Ele foi encaminhado ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.
No começo do ano, no dia 6 de janeiro, uma criança de 6 anos morreu e outras duas ficaram feridas por tiros em Queimados, na Baixada Fluminense. Mais de dez crianças estavam no grupo que ajudava na mudança de uma moradora do Morro da Torre, no bairro Inconfidência, quando ocorreram disparos de arma de fogo. As balas atingiram Kevin Lucas dos Santos Silva, de 6 anos, que estava no quintal da casa, no tórax. Apesar do socorro, o menino não resistiu e morreu. Segundo moradores, não havia confronto ou operação policial na região no momento.