Polos infantis

Para despertar paixão pelo Carnaval desde cedo: criançada cai na folia nos polos infantis do Recife

Programação musical oferece cultura e entretenimento ao público

Programação do polo infantil da Rua da Aurora começou com o Maracatu Nação ErêProgramação do polo infantil da Rua da Aurora começou com o Maracatu Nação Erê - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Durante o Carnaval 2024, houve bastante espaço para a criançada aproveitar a festa, e nesta terça-feira (13), que marca o último dia oficial da Folia de Momo, os pequenos brincam de diferentes formas nos polos infantis do Recife.

Na rua da Aurora, no centro do Recife, a programação começou com o Maracatu Nação Erê. Cerca de 36 crianças se apresentaram. Elas são moradoras do bairro de Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife.

A coordenadora do grupo, Ilma Martins, se sente realizada com a oportunidade de mostrar o trabalho das crianças para o público. É a primeira vez que elas se apresentam no polo da Aurora, mas já tem tradição em outros bairros do Recife.

“Para mim, isso é de uma iniciativa incrível, porque passa a valorizar, através das crianças, a expressão cultural de Pernambuco. Elas estão aqui fazendo o que gostam, porque amam dançar e tocar maracatu. Com isso, a gente já não tem mais as crianças na rua. Trazemos elas para dentro da instituição e fazemos o trabalho cultural”, explicou.

A professora de educação física Celeste Valença, 67 anos, é tia e responsável por Thayla Gabriele e Luamberg Valença, que integram a Nação Erê. Segundo ela, as crianças foram privilegiadas porque o reconhecimento ao maracatu, através delas, veio cedo.

“Além de valorização, isso é aprendizado. Estar aqui nesse polo voltado para apresentação infantil é muito importante, porque é um local onde elas podem apresentar a cultura popular”, disse.

O público aproveita, com os olhares fixos nas apresentações, cada momento dos espetáculos, a exemplo do auxiliar de produção Jonata Barbosa, de 28 anos. Ele saiu de Paulista e trouxe a esposa, Tayllane Genésia, e o filho, Brayan Gabriel, de 4 anos, que, segundo o pai, pede para ir aos shows.

“A gente agradece a Prefeitura do Recife por essa iniciativa, porque mostra para as crianças um pouco da nossa cultura, das nossas origens. Já é o segundo ano que a gente consegue trazer ele e é uma prática que vai ser repetitiva. É muito bom ver as crianças aproveitando esse momento aqui”, declarou o pai.

Confira a programação completa do polo infantil da Rua da Aurora:
16h  - Tribo de Caboclinho Tupi
16h30 - Cia Frevo Kids FREVO KIDS
16h30 - Orquestra 29 de Maio
15h - Banda Circense do Recife
18h40 - A Bandinha

Polo das Graças

No polo infantil das Graças, na Zona Norte do Recife, a folia também não para. Dezenas de pessoas se aglomeraram em frente a estrutura dedicada às crianças, que curtiram a apresentação da Nação de Maracatu Encanto do Pina com 40 crianças. O grupo é formado por moradores das comunidade do Bode e do Coque e é regido pela Mestra Joana.

Polo infantil das Graças recebe os pequenos em mais um dia de folia no RecifePolo infantil das Graças recebe os pequenos em mais um dia de folia no Recife. Foto: Paullo Allmeida

“É importante a gente ocupar esses espaços dos parques infantis, porque a proposta da infância está inserida aqui e quem tem que tomar conta desses lugares são os maracatus e agremiações mirins que fazem a cultura popular do Recife”, disse a coordenadora pedagógica Mariana Bianchi, de 47 anos.

“A gente passa o ano todo construindo as músicas, o repertório e vendo os instrumentos, além das oficinas culturais. Então, eles ficam com uma certa ansiedade para as apresentações e socializar com outras crianças”, acrescentou.

Quem dançou muito ao som do maracatu foi o pequeno Vicente Tigre, de 4 anos, que foi ao local acompanhado do pai, Danilo Tigre, de 37 anos, e a mãe, Jessica Mota. Pai e filho se fantasiaram de Spiderman.

“Estamos adorando. É assim que a gente cria novos foliões. Sem ter espaços como este, como a gente vai ter Carnaval no futuro?”, perguntou.

Ao final da apresentação do maracatu, o rei e a rainha do Carnaval do Recife Wanderley Aires e Thayane Gomes, visitaram o palco e aproveitaram a oportunidade para agradecer o carinho do público e caíram no frevo junto à população presente.

Veja a programação completa
16h30 - T.C.M Suely no Frevo
17h20 - Bariane Bigio
18h40 - Banda Maria Fulô

Polo infantil da Jaqueira 

A mágica e o frevo também tomaram conta do polo infantil da Jaqueira. Centenas de pessoas de diversos bairros do Recife acompanham o evento.

Spok colocou a criançada para frevar no polo infantil da JaqueiraEscreva a legenda aqui

O mágico Rodrigo Lima comandou os truques que despertam curiosidade nas crianças. Ele também contou piadas que arrancaram gargalhadas do público.

Já o maestro Spok e o Instituto Passo de Anjo, fundado pelo músico, agitam a multidão com muita música. A canção ‘Último Regresso’ abriu o show.

“Poder mostrar o que foi trabalhado com as crianças do Instituto Passo de Anjo é um sonho que se realiza agora. Eu tenho estado sempre nesse universo infantil. Recentemente, fiz um trabalho com o ‘Mundo Bita’, outro sonho realizado. Eu espero que as pessoas gostem [do show]. Agradeço a Prefeitura do Recife por ter possibilitado essa apresentação”, disse o Maestro Spok.

A professora Nathalia Korossy, de 40 anos, e o marido Itamar Cordeiro levaram o filho Lucas Korossy, de 6 anos, que se divertiu e caiu no frevo, mostrando, desde pequeno, que a família já tem um folião.

“Está muito legal. A gente vem todos os anos, pelo menos duas vezes. A programação é bem diversificada e vale muito a pena vir pra cá. É uma maravilha. Ele [Lucas] adora vir pra cá”, destaca a mãe.

A programação do polo termina com a apresentação de Ilana Ventura e Banda, a partir das 18h40.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter