Crianças imunizadas contra Covid no Recife ganharão livro e cartão de vacina especial
Cidade prepara 'outras surpresas' para incentivar a vacinação dos pequenos
Enquanto se prepara para dar início à vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos, o Recife lança iniciativas especiais para o público infantil.
Nesta sexta-feira (14), o prefeito João Campos anunciou que os pequenos imunizados na cidade ganharão um livro do programa de incentivo à leitura da cidade. “Além de outras surpresas, uma programação bem especial. Bora de vacina”, prometeu.
O primeiro lote com 55 mil doses da vacina da Pfizer para crianças veio um avião da Latam com origem no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e pousou no Aeroporto do Recife por volta das 10h40 desta sexta, conforme programação confirmada à Folha de Pernambuco pelo Ministério da Saúde e pela Latam.
Leia também
• Ministério da Saúde informa novo prazo para chegada de 55 mil doses pediátricas a Pernambuco
• Anvisa realiza nova reunião para analisar vacina para crianças
• Vacinação de crianças no Recife começará em dois postos exclusivos; veja detalhes
Além do livro, a prefeitura anunciou que a vacinação de crianças na capital pernambucana vai contar com um cartão especial e a entrega de um Certificado de Criança Super Vacinada. Todas as medidas buscam estimular a imunização do público infantil.
No certificado, o MC Gotinha, mascote da vacinação no Recife, ostenta uma capa de super-herói e o documento traz dizeres de incentivo em linguagem jovem, segundo a prefeitura.
Postos exclusivos
O Recife iniciará a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos em dois postos exclusivos, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para atender o público pediátrico, serão usados a sede do Sest/Senat, na avenida Beberibe, em Porto da Madeira, e o campus da UFPE, na Cidade Universitária.
Nos dois centros exclusivos voltados para vacinação de crianças, o imunizante será aplicado de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. O agendamento deve ser feito pelo site ou aplicativo do Conecta Recife.
Segundo a Anvisa, a sala em que se dará a aplicação da vacina deve ser exclusiva para a aplicação do imunizante infantil e não deve ser aproveitada para a aplicação de outras vacinas, ainda que pediátricas.
Há cerca de 159.558 crianças de 5 a 11 anos na capital pernambucana, segundo estimativa populacional do Ministério da Saúde baseada em dados do IBGE. Desse público, segundo última atualização da prefeitura, há 40.261 já cadastradas no Conecta Recife - desde agosto, a Prefeitura do Recife abriu a inscrição para o público de 2 a 11 anos.
A prioridade neste primeiro momento de vacinação, conforme decisão pactuada pelo Governo do Estado e secretários de saúde municipais, será de crianças com doenças neurológicas crônicas e com distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para Síndrome de Down e Autismo.