RIO DE JANEIRO

Criminosos utilizam IA para aplicar golpe do falso pagamento em clientes de sites de anúncio

Vítima pagou R$ 2 mil à quadrilha que, ao se passar por um comprador, exigiu um valor de seguro para transportar uma penteadeira do RJ até SP; polícia investiga o caso

Criminosos recorrem à Inteligência Artificial para aplicar golpes em clientes usando sites de anúncio Criminosos recorrem à Inteligência Artificial para aplicar golpes em clientes usando sites de anúncio  - Foto: Reprodução/ arquivo pessoal

Há uma semana, Rosário (nome fictício) decidiu anunciar a venda de uma penteadeira na OLX, plataforma online de comércio eletrônico. No anúncio, ela acrescentou diversas fotos, informações sobre o móvel de madeira com espelhos de cristais e valores de venda.  Tudo para torná-lo mais atraente à negociação. No entanto, a qualidade da mercadoria divulgada chamou a atenção, não apenas de clientes, mas, também, de criminosos que se aproveitaram da oferta para aplicar o golpe do falso pagamento. 

Usando uma ferramenta de Inteligência Artificial Generativa — capaz de gerar texto e imagens —, o suposto comprador, que é, na verdade, um fraudador, fingiu ter realizado o pagamento do produto sem ter realmente pago por ele. Enviando à vítima falsos comprovantes.  Rosário recebeu, então, um terceiro e-mail da plataforma, informando que, para finalizar a venda, seria necessário efetuar um pagamento de um seguro obrigatório para que a penteadeira pudesse ser entregue no endereço indicado: um local em São Paulo. 

— Anunciei uma penteadeira antiga e recebi uma ligação de uma pessoa muito interessada. Dez minutos depois, recebi um e-mail da plataforma dizendo: "parabéns, sua escrivaninha acaba de ser vendida". Achei estranho porque não coloquei o meu telefone no site, só coloquei o meu e-mail. Mas, como as mensagens pareciam reais, segui com a negociação — explicou Rosário, que passou dois dias negociando com uma suposta compradora que estaria interessada na penteadeira para presentear a filha de 15 anos.

Durante as conversas pelo WhatsApp, a mulher chegou a mandar áudios explicando à vítima que morava em São Paulo e que o móvel "era perfeito para o que ela estava procurando". 

Tática para atrair as vítimas
A tática de atrair clientes para fora da plataforma e negociar a mercadoria com as vítimas, geralmente, por e-mail ou telefone, é muito utilizada neste tipo de golpe. O criminoso induz a vítima a sair do site para que as empresas não consigam emitir alertar de segurança para o usuário. A prática é chamada por especialistas de engenharia social, onde o golpista estuda o perfil da vítima e seus interesses para depois cometer o crime. Exatamente como aconteceu com Rosário que passou dias negociando com uma pessoa que acredita ser uma compradora.

Pagando por QRCode
Os criminosos encaminharam para a vítima por e-mail um e-mail com o QR Code (uma espécie de código de barras digital) para facilitar a transação bancária e agilizar o golpe. Em todas as mensagens, a logomarca da plataforma e até mesmo uma mensagem de segurança no final dos e-mails tornavam a conversa mais realista. 

— A todo momento, eu acreditava estar falando com um funcionário da plataforma. Era difícil entender que se tratava de um golpe. O criminoso e falso comprador se passou por uma mãe de adolescente interessada na compra para a filha de 15 anos. Tudo parecia muito real. Não consigo acreditar que fui ingênua a esse ponto — lamentou a vítima, que perdeu R$ 2 mil em transferências bancárias.   

O caso foi registrado na delegacia do Leblon e a vítima retirou o anúncio do ar assim que percebeu que tudo não passava de um golpe.   De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão do governo do Rio, crimes de estelionato apresentaram aumento inédito — e este salto foi impulsionado pela tecnologia. O ISP levantou, há nove anos, 201 registros de golpes em ambiente virtual no estado. Em 2023, o número total saltou para 11.485 casos.

Em nota, a OLX informou que "está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações e reforça que a segurança é uma prioridade para a plataforma e que investe constantemente em tecnologia, serviços de orientação ao usuário e educação digital para promover um ambiente online mais seguro para todos. A companhia conta com tecnologias que envolvem desde cadastro, inserção de anúncio e alertas durante a jornada de compra e venda, como verificação de identidade por biometria, espaço para denúncia de anúncios, bloqueios e exclusão de anúncio e conta quando necessário".

Ainda segundo o comunicado, "é importante destacar que a maioria dos golpes no Brasil ocorrem por engenharia social, quando o fraudador consegue persuadir o usuário a sair dos ambientes seguros das plataformas idôneas para negociar em ambientes menos seguros e convence a vítima a passar dados e informações. Por isso, a educação digital é fundamental para orientar a população sobre práticas seguras e como identificar tentativas de golpes".

Como se prevenir do golpe
Com o aumento das transações bancárias digitais, hoje o fraudador faz um falso comprovante de depósito com os dados da vítima e o envia por e-mail ou aplicativo de mensagens, fazendo a pessoa acreditar que o valor já foi depositado e entregue o produto da venda.

Como funciona o golpe do falso pagamento?
O fraudador que está aplicando o golpe do falso pagamento entra em contato com o anunciante para “comprar” o produto e, em seguida, solicita o endereço de e-mail ou telefone do vendedor dando a entender que isso é necessário para a conclusão da negociação. Depois de conseguir o contato, a fraude ocorre da seguinte forma:

— A prevenção é ainda a melhor solução para um ambiente online mais seguro. Para além das soluções de tecnologia, é fundamental educarmos digitalmente a população. Os golpistas agem principalmente por engenharia social, ganhando a confiança das vítimas para conseguir dados e valores e para migrarem para plataformas menos seguras. Ajudar a população a entender como funciona o ambiente online e como se prevenir dos golpes é o primeiro passo para reduzirmos os golpes no ambiente virtual — explica Beatriz Soares, vice-presidente de Produtos da OLX.

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