Opinião

Crise hídrica: qual o papel de cada um na resolução do problema?

A falta de chuvas e o baixo nível dos reservatórios trouxeram de volta, após 91 anos, a pior crise hídrica ao Brasil, impactando diretamente no preço da conta de luz ao consumidor. Esse contexto, somado à escassez de peças e insumos, decorrente do desarranjo logístico mundial (em função da pandemia), é motivo de preocupação ao ecossistema econômico, acendendo uma luz amarela para toda a sociedade.

Desde setembro, o acréscimo no valor da energia elétrica tem sido utilizado para bancar os custos com a maior utilização das usinas termoelétricas. Com isso, a bandeira tarifária, uma sobretaxa que é acionada nas contas de luz quando o custo da geração de energia sobe, aumentou de R$ 9,49 para R$ 14,20 para cada 100 kW/h consumidos. Ou seja, um acréscimo de 49,63%.

Mas qual o papel de cada um na sociedade para a resolução do problema? Primeiramente, é necessário entender que o equilíbrio do nosso sistema de abastecimento de água está baseado em três pilares: o ciclo anual de chuvas, que recarrega os reservatórios; o trabalho das companhias de saneamento básico para  captar, reservar, tratar e distribuir água; e o uso consciente por parte da população, evitando o desperdício e revendo hábitos individuais e coletivos do dia a dia. 

Neste último caso, já é possível notar uma conscientização por parte da sociedade, que hoje consome em média 12% a menos do que antes da crise hídrica, ajudando a aliviar o uso dos nossos principais mananciais. Mas é importante lembrar que estamos saindo de uma pandemia e entrando em um cenário de recuperação econômica, o que significa mais consumo de água e energia nas mais variadas atividades. Além disso, com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, a demanda deve subir ainda mais.

Contudo, quem são os vilões do consumo de água e energia? Aquecedor, ar-condicionado e chuveiro estão entre os principais. No caso destes equipamentos, a orientação é diminuir o tempo de uso, manter a função "modo econômico" e controlar a temperatura (nem frio nem calor excessivos). Você também pode evitar o desperdício de água verificando possíveis vazamentos em descargas ou tubulações, fechando sempre bem as torneiras e tendo atenção com banhos prolongados.

A geladeira também lidera o topo da lista. Assim sendo, a sugestão é evitar que o equipamento seja aberto a toda hora e esperar que o alimento esfrie para colocá-lo em refrigeração, já que, quente, o motor precisará de maior força para regular a temperatura. Uma outra dica é impedir a sobrecarga da tomada com vários aparelhos, manter as instalações elétricas revisadas, adquirir equipamentos com selo de escala de consumo e desligar os produtos sem uso do interruptor.

No campo, os produtores rurais têm procurado técnicas de agricultura irrigada que garantam um desenvolvimento sustentável e mitiguem os problemas de estiagem, como a irrigação por gotejamento. O sistema tem potencial de economia de água e nutrientes, permitindo um uso eficiente e aumentando a produtividade na agricultura.

A última novidade, principalmente no que se refere à irrigação, é o uso de sistemas de geração de energia híbridos, com painéis fotovoltaicos interligados a geradores a diesel. Instalados em conjunto, eles garantem o fornecimento de energia em áreas afastadas e que muitas vezes não têm acesso à energia elétrica convencional. Os sistemas híbridos são a forma de se obter energia a partir de duas ou mais fontes.

Somente entendendo e atuando na origem do desperdício é possível tomar decisões inteligentes sobre formas eficientes de reduzir o consumo e, consequentemente, os custos. No final das contas, a melhor maneira de lidar com a crise energética e utilizar os recursos de forma eficiente é por meio da conscientização, do investimento em conhecimento, da divulgação dos benefícios da aplicação das energias renováveis e da inovação tecnológica.


*Vice-Presidente Executivo da Stemac


- Os artigos publicados nesta seção não refletem necessariamente a opinião do jornal. Os textos para este espaço devem ser enviados para o e-mail [email protected] e passam por uma curadoria para possível publicação. 

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter