Logo Folha de Pernambuco

governo

Críticas a modelo hidrelétrico são infundadas, diz Bolsonaro no Paraná

Ele se referia a uma fala anterior do governador do Paraná, para quem existem ONG que criticam o modelo brasileiro de energia a base de hidrelétricas

O presidente Jair Bolsonaro em inauguração de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica)O presidente Jair Bolsonaro em inauguração de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica) - Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que críticas à matriz elétrica brasileira, calcada na energia de hidrelétricas -responsáveis por 61% da geração-, são "infundadas".

"O nosso Brasil tem, nessa área, o que os outros países não têm. Ninguém, no mundo, eu desconheço, tem fontes de energias limpas como nós temos. Pega os países mais críticos a nós, que precisam da União Europeia. Essas críticas são completamente infundadas", afirmou Bolsonaro nesta sexta-feira (6) em Renascença, no Paraná.

Ele se referia a uma fala anterior do governador do Paraná, Ratinho Jr., para quem existem ONG (Organizações Não Governamentais) que criticam o modelo brasileiro de energia a base de hidrelétricas.

Ambos estiveram em Renascença para a inauguração de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica) construída com recursos do BNDES.

"Aí você vê alguns países querendo crucificar o Brasil porque investe em energia limpa através de PCH", disse Ratinho Jr.

"Vejo uma força de ONGs internacionais que são bancadas por empresas alemãs. A Alemanha produz aqueles cata-ventos de energia eólica. Eles querem que invistam em energia de cata-vento", concluiu o governador, para quem o modelo brasileiro "é o mais correto do mundo todo".

Sem citar quais mudanças são necessárias, Bolsonaro voltou a dizer que é preciso alterar a legislação para acelerar concessões ambientais na construção de obras de infraestrutura.

"[É necessário] propor uma legislação, de modo que possamos sim, sermos bastante rápidos e eficientes para a liberação dessas concessões ambientais", dissse, afirmando ainda que o Brasil é o país "que mais preserva o meio ambiente no mundo".

Na noite de quinta-feira (5), ele já havia falado do tema durante uma live pelas redes sociais. "Essas PCH eram complicadíssimas, as suas licenças. (...) O almirante Bento [Albuquerque], que é ministro de Minas e Energia, já desburocratizou bastante, vai desburocratizar mais ainda. De vez em quando pega questão de licença ambiental, mas o nosso ministro do Meio Ambiente, com o nosso Ricardo Salles, tá funcionando muito bem. Tá certo? Então tudo tá sendo agilizado".

Antes da inauguração da obra, Bolsonaro soltou filhotes de peixes no lago da PCH e plantou uma araucária, símbolo do estado do Paraná. Bolsonaro ainda afirmou que a área seria capaz de geral de "de 10 a 15 toneladas de tilápia". "Com esta produção não pode falar que o Brasil não tem como gerar alimento para seu povo", disse.

O presidente fez menção ao apagão no Amapá, que desde terça-feira sofre sem energia. O ministro de minas Energia, Bento Albuquerque, que havia sido anunciado para o evento, não compareceu.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter