Área de conflito

Cruz Vermelha retira 300 crianças de orfanato da capital do Sudão

O estabelecimento está localizado no centro da capital sudanesa, uma área muito afetada pelos confrontos

"Trezentas crianças e 70 funcionários do orfanato Maygoma" foram levados para a cidade de Madani"Trezentas crianças e 70 funcionários do orfanato Maygoma" foram levados para a cidade de Madani - Foto: AFP

A Cruz Vermelha retirou 300 crianças na quarta-feira (7), algumas delas em estado muito frágil, de um orfanato em Cartum, a capital do Sudão devastada pela guerra — disseram fontes humanitárias à AFP nesta quinta-feira (8).

O estabelecimento está localizado no centro da capital sudanesa, uma área muito afetada pelos confrontos, desde 15 de abril, entre o Exército liderado pelo general Abdel Fattah al-Burhan e os paramilitares do general Mohamed Hamdan Daglo.

"Trezentas crianças e 70 funcionários do orfanato Maygoma" foram levados para a cidade de Madani, 200 quilômetros ao sul de Cartum, declarou uma porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Alyona Synenko.

"Interviemos a pedido do Ministério do Desenvolvimento Social, ao qual este orfanato está subordinado", completou.

Algumas crianças morreram nesta instalação nas últimas semanas, depois de apresentarem "febre, desidratação, doenças e desnutrição", disse Ammar Ammar, responsável regional de Comunicação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A agência não especificou o número exato de mortes.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter