Logo Folha de Pernambuco

Trânsito

CTTU implanta novo plano de circulação no bairro do Rosarinho

Nova circulação entra em vigor no próximo sábado (15) e vai mudar sentidos de três vias e incluir mais travessias para pedestres

Rua Dr. José Maria, EncruzilhadaRua Dr. José Maria, Encruzilhada - Foto: Reprodução

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implantará, a partir do próximo sábado (15), um novo plano de circulação no bairro do Rosarinho, na Zona Norte do Recife. 

A ideia da intervenção é promover mais segurança viária e melhor ordenamento da circulação das vias. O novo plano de circulação vai alterar o sentido das ruas Neto de Mendonça, Doutor José Maria e General Abreu e Lima e incluir mais travessias para pedestres. Além disso, possibilitará a implantação futura de uma ciclofaixa no local.
 

Com a nova circulação, as ruas Neto de Mendonça, Doutor José Maria e General Abreu e Lima passam a ter sentido único de circulação. A Rua Neto de Mendonça passará a ser mão única a partir da altura da Avenida Conselheiro Rosa e Silva até a Rua Doutor José Maria; já a Rua Doutor José Maria passará a ser sentido único a partir da imediação da Rua General Abreu e Lima até a Avenida Conselheiro Rosa e Silva e a Rua General Abreu e Lima terá o fluxo único permitido em direção à Rua Doutor José Maria.

Os condutores que estiverem na Rua Doutor José Maria e desejarem acessar a Rua Neto de Mendonça poderão fazer a circulação pelas ruas Simão Mendes, do Futuro e Hoel Sette. Já os que estiverem na Rua Doutor José Maria e desejarem acessar a Rua General Abreu e Lima poderão seguir o percurso: Avenida Conselheiro Rosa e Silva e ruas Neto de Mendonça e General Abreu e Lima. Já os condutores que utilizam a Avenida General Abreu e Lima no sentido Parque da Jaqueira, podem ir pela Rua Regueira Costa como opção de deslocamento. Quem estiver na Avenida Rosa e Silva e desejar acessar a Avenida Norte, pode utilizar a Avenida Santos Dumont.

Os pedestres serão muito beneficiados com essas mudanças, com 18 novas faixas de pedestres e um semáforo entre a Avenida Rosa e Silva e a Rua Neto de Mendonça que, apesar de não interferir no fluxo de veículos devido à sincronização com os demais equipamentos, vai promover uma travessia mais segura para os que caminham pela região. 

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a importância da ação para o trânsito no local. “O objetivo dessa nova circulação foi reduzir o risco de acidentes na confluência das ruas Neto de Mendonça, General Abreu e Lima e Doutor José Maria. Com essa mudança, teremos um melhor ordenamento do fluxo e mais segurança para os pedestres nas travessias, inclusive com uma oportunidade de travessia na Avenida Conselheiro Rosa e Silva”.

Equipes da CTTU têm feito visitas à área que vai receber a mudança. Na semana passada, fizeram panfletagem no local para informar aos moradores sobre a mudança e convocar para uma reunião online, que aconteceu na segunda-feira (10). O encontro teve como objetivo ouvir sugestões dos moradores e mostrar com detalhes a nova circulação. Além da equipe técnica, também participaram o secretário de mobilidade e controle urbano, João Braga, e a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano  (CTTU), tem se empenhado para encontrar soluções eficazes e com baixo custo para garantir um trânsito cada vez melhor e mais seguro para todos. Desde 2013, já são mais de 150 modificações implantadas pela Cidade, entre binários, disciplinamento de estacionamento, implantação de rotas cicláveis e outras mudanças de circulação. 
 

Veja também

Newsletter