Logo Folha de Pernambuco

Volta às aulas

CTTU promove educação e segurança no trânsito com a Operação Volta às Aulas em fevereiro

Com ações voltadas à educação de conscientização, a Liga da CTTU vai frequentar escolas públicas e particulares do Recife

Foto: Daniel Tavares/PCRFoto: Daniel Tavares/PCR - Foto:

A Prefeitura do Recife implementará ações lúdicas de ensino voltadas às boas práticas no trânsito para os estudantes que retornam para um novo ano letivo, através da Operação Volta às Aulas, a partir desta terça-feira (1º). A ação é uma parceria entre a Prefeitura, a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU)

De acordo com a gestora de educação do trânsito da CTTU, Marcela Assis, a operação busca criar nas crianças a consciência do que é certo e errado na hora de dirigir, assim como incentivar os pais a serem influências positivas no trânsito, respeitando as regras, os motoristas e pedestres. 

“A importância da Operação Volta às aulas é em primeiro lugar, conscientizar as crianças, desde a primeira infância, a terem uma boa convivência no trânsito e possuírem uma ideia de que é preciso respeitar todos os envolvidos, principalmente os pedestres e ciclistas. Em segundo, é importante conscientizar também os pais, para que eles sejam exemplos positivos para os filhos e assim, um complementar o outro” explicou Marcela. 

A equipe responsável vai visitar mais 40 locais durante o mês com a Liga do CTTU, um grupo de artistas educadores que promovem o aprendizado sobre as práticas de mobilidade com apresentações e brincadeiras. A Liga conta com personagens de heróis e vilões que farão a recepção das crianças em escolas e nas vias mais movimentadas, distribuindo brindes e performando situações diárias do trânsito.

“Temos uma agenda de atividades montada nas escolas públicas e privadas. Nessas escolas, artistas educadores da Liga da CTTU vão fazer a recepção dos alunos. Eles vão interagir com as crianças e os pais, reforçando informações educativas de forma lúdica e vão estar dentro da escola entregando kits escolares com máscaras da liga e irão fazer rápidas apresentações representando situações do trânsito para reforçar as condutas positivas e também para mostrar o exemplo negativo que deve ser melhorado", afirma a gestora de educação no trânsito. 

Com a volta às aulas, a CTTU estima que um aumento médio de 20 a 25% no número de veículos nas ruas seja contabilizado e por isso, a fiscalização nas principais vias será feita de forma reforçada. Também serão feitas manutenções nas áreas escolares, como a pintura das faixas de pedestre e manutenção da sinalização.

Marcela afirma que: “O preparo vem antes das volta às aulas. Temos um estudo e monitoramento feito por nossos equipamentos eletrônicos para entender qual é o fluxo nas vias e quais são as ruas que precisam de maior reforço na época de volta às aulas. Quando estamos perto desse momento, as equipes já estão formadas por agentes e orientadores de trânsito, que são colocados nos locais onde são identificados esses maiores fluxos, justamente para evitar prejuízos, congestionamentos e trazer essa abordagem educativa para que erros não se repitam”. 

Com o retorno das aulas, o CTTU faz um alerta também sobre a contratação de vans de transporte escolar para levar as crianças e adolescentes. Para realizar o trabalho, o veículo necessita possuir o selo de aprovação da vistoria semestral do Detran-PE. A autarquia adverte também para a checagem das referências do motorista, o uso do cinto de segurança e a possibilidade de contato com o motorista, empresa e/ou auxiliar. 

Veja também

"Doomscrolling": pessoas que veem conteúdo negativo por horas ficam mais deprimidas, diz estudo
CIÊNCIA

"Doomscrolling": pessoas que veem conteúdo negativo por horas ficam mais deprimidas, diz estudo

EUA diz estar comprometido com uma 'solução diplomática' no Líbano
Diplomacia

EUA diz estar comprometido com uma 'solução diplomática' no Líbano

Newsletter