eleições

Cuba convoca eleições gerais para março de 2023

País pretende renovar o Parlamento, que por sua vez elegerá o presidente da República

CubaCuba - Foto: Pexels

Cuba anunciou nesta quinta-feira (1º) a convocação de eleições gerais em 26 de março de 2023 para renovar o Parlamento, que por sua vez elegerá o presidente da República.

"O Conselho de Estado, conforme estabelecido na Constituição da República e na Lei Nº 127, Lei Eleitoral, de 13 de julho de 2019, decidiu convocar os eleitores da República a eleições nacionais", disse em um breve comunicado.

O ciclo eleitoral teve início em 27 de novembro com a votação municipal e culminará na eleição do presidente no segundo semestre de 2023.

Os cidadãos foram às urnas no domingo para eleger por voto direto e secreto 12.427 delegados municipais, nesse país de 11 milhões de habitantes.

O segundo turno das eleições municipais será realizado no próximo domingo em 925 circunscrições, onde nenhum candidato alcançou mais de 50% dos votos.

Entre os 8,3 milhões de eleitores aptos, 68,58% participaram da votação de domingo, a taxa mais baixa desde 1976, quando esse sistema eleitoral foi instaurado.

A oposição ilegal fez um apelo pela abstenção dos eleitores, diante da impossibilidade de competir com os candidatos favoráveis ao governo, tentando capitalizar o descontentamento gerado pela maior crise econômica em três décadas e a pior inflação desde a vitória da revolução em 1959.

Os delegados municipais eleitos nomearão quem deles integrará 50% da Assembleia Nacional do Poder Popular (o parlamento), atualmente de 605 legisladores, número que deve ser reduzido.

Os outros 50% serão indicados por uma comissão de representantes das principais organizações sociais, todas favoráveis ao governista Partido Comunista (único), que não concorre, mas verifica as eleições.

A legislatura atual elegeu o presidente da República, Miguel Díaz-Canel, que pode ser reeleito para mais cinco anos, conforme permite a Constituição.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter