Logo Folha de Pernambuco

Furacão Ian

Cuba declara alerta no oeste da ilha por furacão Ian

Furacão Ian deve atravessar o oeste de Cuba na noite desta segunda-feira (26)

Com a fase de alerta, as autoridades se preparam para retirar pessoas de locais de risco e desmontar antenas e painéis solares que possam ser afetados pelo ventoCom a fase de alerta, as autoridades se preparam para retirar pessoas de locais de risco e desmontar antenas e painéis solares que possam ser afetados pelo vento - Foto: Handout / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Cuba declarou estado de alerta, nesta segunda-feira (26), para suas seis províncias mais ocidentais, diante da proximidade do furacão Ian, de categoria 1, que avança pelo mar do Caribe em direção à ilha. 

Levando-e em conta que as condições meteorológicas para a região oeste continuam se deteriorando (...) decidiu-se estabelecer a Fase de Alerta Ciclônico, a partir das 8h locais (9h em Brasília), anunciou o Estado-Maior da Defesa Civil nas redes sociais e na imprensa estatal.

As províncias afetadas são Pinar del Río, Artemisa, Havana, Mayabeque, Cienfuegos e o município especial da Isla de la Juventud. 

Com a fase de alerta, as autoridades se preparam para retirar pessoas de locais de risco e desmontar antenas e painéis solares que possam ser afetados pelo vento. Também serão preparados reservatórios de água potável e postos médicos em locais de potencial danos, entre outras medidas. 

A Defesa Civil pediu aos habitantes das províncias centrais de Sancti Spíritus, Villa Clara e Ciego de Ávila que se mantenham atentos a novos informes.

Segundo o Instituto de Meteorologia de Cuba (Insmet), Ian avança com ventos sustentados de 120 km/h e se desloca a uma velocidade de 22 km/h. 

“A partir do final desta manhã, as nuvens vão aumentar no oeste do país, com chuvas que podem ser fortes em algumas localidades, principalmente na Isla de la Juventud”, detalhou o Insmet. 

O furacão Ian deve atravessar o oeste de Cuba, ou cruzar seus arredores, na noite desta segunda-feira (26) e madrugada de terça (27) e seguir em direção ao estado da Flórida, no sul dos Estados Unidos, conforme as previsões. 

Os habitantes do estado americano começaram a se preparar para a chegada do fenômeno após um alerta feito pelo NHC.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou estado de emergência em 67 condados e as autoridades se preparam para a chegada da tormenta, que prevê cortes de eletricidade.  

Em cidades como Miami, Fort Lauderdale e Tampa, sacos de areia foram distribuídos para os moradores protegerem suas casas das enchentes.

O presidente americano, Joe Biden, declarou estado de emergência na Flórida, o que permite a liberação de ajuda federal.

O furacão mais recente a afetar Cuba foi o Ida, em 2021, que causou danos materiais na província ocidental de Pinar del Río e na Isla de la Juventud. A temporada de furacões no Atlântico vai de 1º de junho a 30 de novembro.

Veja também

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu
cop29

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Newsletter