Logo Folha de Pernambuco

Política Internacional

Cuba e EUA realizarão primeiro encontro de alto nível para falar de migração

Cuba vive uma emigração maciça de cubanos e se encontra em meio à pior crise econômica na ilha há quase três décadas

Bruno Rodríguez, chanceler de CubaBruno Rodríguez, chanceler de Cuba - Foto: Reprodução/Flickr

Cuba e Estados Unidos realizarão, na quinta-feira (21) em Washington, negociações sobre migração, no encontro de mais alto nível entre os dois países desde que o presidente Joe Biden chegou ao poder, anunciou a chancelaria cubana nesta terça-feira (19).

"Nesta quinta-feira, 21 de abril, acontecerá em Washington D.C. uma nova Rodada de Negociações Migratórias entre delegações de #Cuba e Estados Unidos", disse a chancelaria em sua conta do Twitter.

O vice-chanceler cubano, Carlos Fernández de Cossío, presidirá a delegação da ilha, disse a dependência. 

A reunião acontecerá em um momento em que Cuba vive uma emigração maciça de cubanos e em meio à pior crise econômica na ilha há quase três décadas.

Desde que Nicarágua eliminou em 22 de novembro o visto para os cubanos, milhares de habitantes viajaram por diferentes rotas para esse país aliado de Havana para tentar alcançar a fronteira dos Estados Unidos, onde podem recorrer à Lei de Ajustamento, de 1964, que privilegia os cidadãos da ilha com residência em um ano.

Segundo a Alfândega dos Estados Unidos, desde outubro do ano passado até março de 2022, mais de 78 mil cubanos entraram no país pela fronteira com o México.

Havana acusou Washington de pressionar os governos latino-americanos a exigir um visto de trânsito para os cubanos que fazem escala em seus aeroportos. Também criticou os Estados Unidos por não cumprirem o acordo migratório de conceder 20 mil vistos anuais aos cubanos.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter