Cursos livres ganham datas para retomada gradual em Pernambuco
As aulas da educação básica e do ensino superior seguem suspensas até o dia 15 de agosto
A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco divulgou, nesta quinta-feira (6), as datas para retomada gradual das aulas presenciais de cursos livres (de línguas, cursos técnicos, qualificação profissional e outros). A partir do dia 17 de agosto, a modalidade de ensino poderá voltar a funcionar de forma gradual no Estado. Os cursos técnicos de nível médio, que compõem a educação básica, não estão contemplados nesta fase de reabertura.
O retorno das aulas presenciais dos cursos livres acontecerá de forma escalonada, com a primeira etapa no dia 17 de agosto. Nessa primeira fase, estão autorizados apenas estudantes a partir de 18 anos de idade e as instituições de ensino só poderão receber até 25% da capacidade. Não estão autorizados os cursos preparatórios para o Enem, SSA e outros vestibulares ou disciplinas específicas.
Leia também
• Reabertura das escolas contará com volta optativa, diz secretário
• MEC prorroga normas para realizações de aulas de cursos técnicos em institutos federais
• MEC autoriza aulas a distância em escolas técnicas federais de ensino
No próximo dia 24 de agosto, as instituições ofertantes de cursos livres poderão receber até 50% dos seus estudantes, com idade mínima de 15 anos. No dia 31, a rede poderá contar com 75% do corpo discente, com alunos a partir de 11 anos de idade. No dia 8 de setembro, passarão a ser atendidos 100% dos estudantes.
“A decisão foi tomada após criteriosa análise dos números da pandemia no Estado, e as instituições de ensino deverão obedecer ao protocolo setorial de segurança, respeitando as orientações sobre distanciamento social e as medidas de proteção e prevenção. É importante ressaltar que o gabinete de enfrentamento à Covid-19 está monitorando o número de casos e, se necessário, a evolução das etapas de retomada pode ser reconsiderada”, disse o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio.
As aulas da educação básica e do ensino superior seguem suspensas até o dia 15 de agosto, e ainda não há uma definição sobre a data de retorno. Um plano de retomada está em fase final de elaboração e será divulgado em breve.