Logo Folha de Pernambuco

BRUMADINHO

CVM absolve Schvartsman e multa Poppinga por falta de diligência em Brumadinho

O processo administrativo sancionador foi aberto em agosto de 2019 e apurou o possível descumprimento do dever de diligência, ou descumprimento do artigo 153 da Lei das SA

Brumadinho, Minas GeraisBrumadinho, Minas Gerais - Foto: Léo Rodrigues / Agência Brasil

O colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) absolveu por maioria nesta quinta-feira, 19, o ex-presidente da Vale Fábio Schvartsman e multou em R$ 27 milhões o ex-diretor de Ferrosos e Carvão da mineradora Gerd Peter Poppinga por descumprimento do dever de diligência na tragédia de Brumadinho, em janeiro de 2019, quando a ruptura da barragem Córrego do Feijão (B1) liberou uma avalanche de rejeitos, deixando 272 mortos e um grave desastre ambiental.

Apenas o diretor João Accioly absolveu os dois executivos. Os demais seguiram o relator Daniel Maeda. A diretora Marina Copola se absteve da votação, declarando-se impedida.

Em seu relatório, Maeda destacou que, em 2015, quando aconteceu o desastre de Mariana, Peter Poppinga exerceu a posição de presidente no conselho de administração da Samarco, joint venture entre Vale e BHP, dona da barragem que colapsou.

Em relação a Schvartsman, Maeda procurou demonstrar que a lei reconhece a repartição de competências entre os administradores, lembrando que o dever de diligência deve considerar as competências legais e estatutárias, a tecnicidade do tema e a existência de sinais de alerta. Schvartsman estava há 20 meses na Vale quando o desastre de Brumadinho aconteceu.

Em seu voto nesta quinta-feira, o presidente da CVM, João Pedro Nascimento, destacou ainda que Schvartsman não foi avisado pelos seus subordinados sobre as condições da barragem. "Ele atuou no limite da sua competência", afirmou Nascimento.

O processo administrativo sancionador foi aberto em agosto de 2019 e apurou o possível descumprimento do dever de diligência, ou descumprimento do artigo 153 da Lei das SA. O julgamento foi iniciado em outubro deste ano, mas foi interrompido pelo pedido de vista do diretor Otto Lobo.
 

Veja também

Congresso dos EUA rejeita projeto dos republicanos para evitar "shutdown"
Estados Unidos

Congresso dos EUA rejeita projeto dos republicanos para evitar "shutdown"

Frente fria traz chuva em SP com possibilidade de alagamentos; veja previsão
BRASIL

Frente fria traz chuva em SP com possibilidade de alagamentos; veja previsão

Newsletter