Da pera ao retângulo: Saiba o que a forma do seu corpo pode revelar sobre o risco de doenças mortais
Local em que a gordura se acumula afeta os órgãos vitais de maneiras diferentes
Da pera ao retângulo, o formato do seu tipo de corpo pode revelar uma série de pistas que podem indicar o risco de doenças mortais.
Isso porque o local em que a gordura se acumula afeta os órgãos vitais de maneiras diferentes. Conhecer os possíveis problemas pode ser útil para trabalhar nas áreas que pedem mais atenção.
Veja, abaixo, cinco tipos de corpos clássicos — e o que cada um pode indicar.
Maçã
O corpo em forma de maçã é aquele em que as pessoas têm cinturas maiores em relação aos quadris, com forma arredondada. Esse tipo de corpo indica um risco associado à obesidade abdominal. Pesquisadores da Universidade de Oxford descobriram que ter maiores proporções de cintura-quadril e cintura-altura deixava as mulheres de 10% a 20% mais em risco de um ataque cardíaco. Ter mais gordura na cintura também foi relacionado a um maior risco de câncer e diabetes.
Pera
Neste tipo de corpo, a gordura se acumula principalmente nas coxas, quadris e nádegas. Estudos sugerem que pessoas magras, mas com peso extra nos quadris e coxas, têm menor risco de ataque cardíaco, derrame e diabetes. Isso ocorre porque as nádegas e as coxas são lugares mais “seguros” para armazenar gordura no corpo.
Cientistas dizem que as coxas e as nádegas atuam como uma esponja que absorve a gordura e impede que ela se espalhe pelo corpo até o coração e o fígado, onde pode causar doenças. A gordura nas coxas e nas nádegas é armazenada por meses, enquanto a gordura na barriga, a mais perigosa, é liberada cerca de duas horas após uma refeição.
Ampulheta
O tipo de corpo em ampulheta é caracterizado por quadris e busto mais largos do que a cintura. Muitos consideram essa forma de corpo a mais desejável. No entanto, também significa que, quando você ganha peso, ele não se concentra em uma área (como é o caso das formas de maçã ou pera). Isso significa que o ganho de peso pode ser difícil de perceber se você não verificar regularmente a balança. E, se você ficar acima do peso, terá um maior risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas.
Leia também
• "Superbolha quente" no Brasil: Quanto calor o corpo humano pode suportar?
• Quer perder gordura? Pesquisadores descobrem a melhor janela de duas horas para se exercitar
• Novo teste de urina em papel pode identificar sinais de câncer precocemente; entenda
Triângulo Invertido
Um tipo de corpo em triângulo invertido é largo nos ombros e estreito nos quadris. Pessoas com essa forma de corpo geralmente têm seios maiores. Homens e mulheres com quadros corporais menores têm maior risco de osteoporose devido à menor quantidade de massa óssea. A condição que afeta os ossos, tornando-os mais propensos a fraturas.
Retângulo
Muitas celebridades esbeltas têm esse tipo de corpo — e não necessariamente são magras. Qualquer pessoa com uma figura mais reta ou em forma de coluna pode ser considerada um retângulo. Se você for uma pessoa retangular com sobrepeso, por exemplo, não estará isenta de um maior risco de doenças cardíacas e diabetes.
De acordo com especialistas do Sistema de Saúde da Universidade da Pensilvânia, pode ser ainda mais difícil para uma pessoa em forma de retângulo perceber que está acima do peso, já que o peso é distribuído uniformemente. Isso pode dar a você a mesma chance de desenvolver condições de saúde, como diabetes, que qualquer outro tipo de forma corporal, explicaram.