Decolagem de avião do Recife para Índia que buscará doses de vacina contra Covid é adiada
A decolagem do Airbus A330neo do Recife para Mumbai, na Índia, para buscar dois milhões de doses da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca/Oxford foi adiada para esta sexta-feira (15). A aeronave partiria da capital pernambucana nesta quinta-feira (14).
Segundo a Azul, o voo precisou ser reprogramado por "questões logísticas internacionais". O horário previsto para decolagem permanece o mesmo: 23h.
A companhia aérea acrescenta que o avião, o maior de sua frota, sairá do Aeroporto de Campinas, em São Paulo, nesta quinta, às 15h30, e chegará ao Recife à noite, de onde seguirá para a Índia na sexta.
Leia também
• Ministério diz que Pernambuco não tem seringas para vacinar grupo prioritário; Estado nega
• Avião decola do Recife para buscar 2 milhões de doses de vacina contra Covid-19 na Índia
De acordo com a Azul, o voo irá durar 15 horas e não terá escalas em um trajeto de mais de 12 mil quilômetros. A carga de vacinas é estimada em 15 toneladas.
A previsão para chegada no Brasil das vacinas produzidas na Índia era o sábado (16), no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. O avião será equipado com contêineres espessos que garantirão o controle de temperatura da carga de acordo com as recomendações do fabricante.
"A data de retorno do avião ao Brasil ainda está sendo avaliada de acordo com o andamento dos trâmites da operação de logística feita pelo Governo Federal em parceria com a Azul", informou o Ministério da Saúde, em nota enviada à reportagem. A pasta ainda reiterou que o atraso foi provocado por questões logísticas.
As doses foram produzidas pelo laboratório indiano Serum e compradas pelo Ministério da Saúde. A vacina da AstraZeneca/Oxford será distribuída a todos os estados em até cinco dias após o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para, assim, dar início à imunização em todo o País, de forma simultânea e gratuita.