Logo Folha de Pernambuco

Governo Federal

Defensores da cloroquina, remédio sem eficácia contra a Covid, recebem Ordem do Mérito Médico

Entre os agraciados pelo Ministério da Saúde estão, inclusive, políticos que tentam se eleger pelo partido do presidente Jair Bolsonaro

Ministério da SaúdeMinistério da Saúde - Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O governo federal concedeu nesta sexta-feira (5) a Ordem do Mérito Médico a profissionais que defenderam o chamado 'kit Covid', formado por medicamentos ineficazes contra o coronavirus. Entre os agraciados pelo Ministério da Saúde estão, inclusive, políticos que tentam se eleger pelo partido do presidente Jair Bolsonaro.

Conhecida como “capitã cloroquina” pela defesa do remédio ineficaz durante a pandemia, a pré-candidata à deputada federal, Mayra Pinheiro (PL-CE), e o secretário Hélio Angotti Neto, da área de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), estão entre as 53 pessoas que receberam a honraria.

Só uma instituição recebeu este reconhecimento do governo neste ano: no caso, a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, que atendeu o presidente Jair Bolsonaro após sofrer uma facada em 6 de setembro de 2018, recebeu a Medalha do Mérito Oswaldo Cruz, na categoria Ouro.

As condecorações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira, Dia Nacional da Saúde, e oficializadas em cerimônia do Ministério da Saúde no Clube do Exército, em Brasília.

— Os médicos são operadores da confiança de seus pacientes. Para tanto, têm que ter a confiança de oferecer o melhor para seus pacientes — afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O ex-ministro da Saúde Nelson Teich é o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Hiran Gallo, e os secretários da pasta Raphael Câmara e Rosana Leite de Melo também foram homenageados.

O médico Vitor Procópio Trindade, de 27 anos, recebeu a condecoração in memorian na classe cavaleiro. O jovem, que morreu em julho num acidente entre uma ambulância e um caminhão, era filho do jornalista José Maria Trindade, da Jovem Pan.

Ao lado deles, parlamentares também receberam a honraria. Os deputados federais Luizinho (PP-RJ) e Soraya Manato (PTB-ES), além do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), primo do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, integraram o rol de homenageados. Nenhum deles, contudo, discursou na cerimônia.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter