Defesa aérea russa teria atingido avião que caiu no Cazaquistão, diz funcionário dos EUA
O avião da Azerbaijan Airlines caiu enquanto viajava de Baku, a capital do Azerbaijão, para Grozny, capital da república russa da Chechênia
Um funcionário dos Estados Unidos disse, nesta quinta-feira (26), que os primeiros indícios sugerem que o sistema antiaéreo da Rússia atingiu o avião que se acidentou no Cazaquistão, deixando 38 mortos.
Os comentários do funcionário, que falou sob a condição do anonimato, ocorrem depois que alguns veículos reportaram que autoridades cazaques acreditam que o sistema antimísseis russo teria provocado o acidente na véspera, quando o avião da companhia Azerbaijan Airlines voava de Baku, capital do Azerbaijão, para Grozny, capital da república russa da Chechênia.
O avião da Azerbaijan Airlines caiu enquanto viajava de Baku, a capital do Azerbaijão, para Grozny, capital da república russa da Chechênia.
Leia também
• Finlândia abre investigação contra navio procedente da Rússia por suspeita de sabotagem
• Rússia e Cazaquistão tentam conter especulações sobre causa da queda do avião da Embraer
• Agência de segurança da Rússia prende suspeitos de tentar matar oficiais a pedido da Ucrânia
A autoridade acrescentou que, se a evidência for confirmada, ela exporia o que Washington chama de “imprudência” da Rússia em sua invasão da Ucrânia em 2022.
Nas últimas semanas, drones ucranianos atacaram a Chechênia, e a atividade de drones foi relatada perto das regiões russas da Inguchétia e da Ossétia do Norte antes do acidente.
A Rússia foi rápida em alertar contra as “hipóteses” que circulam sobre a causa da queda da aeronave, um Embraer 190 de fabricação brasileira que caiu perto de Aktau, no oeste do Cazaquistão.