Logo Folha de Pernambuco

Chuva

Defesa Civil de Minas Gerais alerta para fortes chuvas nos próximos cinco dias

Temporal atingiu Barra Longa na noite desta quinta-feira. Houve deslizamento de encostas e queda de postes de energia elétrica

Chuvas em Minas GeraisChuvas em Minas Gerais - Foto: Isac Nóbrega/PR

A Defesa Civil de Minas Gerais alerta para os riscos de temporais, com raios e rajadas de vento, previstos para ocorrer nesta última sexta-feira do ano e que deve persistir pelos próximos cinco dias. O maior volume de chuvas deve ser registrado nas regiões Oeste, Sul, Centro e Zona da Mata do estado.

No início da tarde, um novo alerta foi emitido  para a região de Capitólio, Guapé, São João Batista do Glória e São José da Barra, devido à possibilidade de ocorrência de cabeça d'água nos rios e cachoeiras da região. A orientação é que as pessoas evitem ir a cachoeiras no período de chuvas.

Na noite de quinta-feira, por volta de 22 horas, fortes chuvas atingiram a cidade de Barra Longa, no Sudeste do estado, causando deslizamentos de taludes, encostas e derrubada de postes de energia elétrica na área urbana. Algumas vias ficaram intransitáveis após a queda de barreiras e a Defesa Civil está realizando vistorias em locais de risco para verificar a necessidade de desocupação de residências.

Nos últimos dias os temporais atingiram o Norte do estado. Municípios como Salinas, Mato Verde, Rio Pardo de Minas e Porteirinha receberam equipes da Defesa Civil e doações de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza. O governador Romeu Zema (Novo) visitou os municípios atingidos.

Em Salinas, a área rural foi acessada por cavalos e burros, já que automóveis não conseguiam chegar. Uma casa de repouso foi atingida por uma enxurrada e 39 idosos tiveram de ser retirados com jet skis, com a ajuda de populares.

Desde 1º de outubro, quando começou o período de chuvas em Minas Gerais, 124 municípios declararam situação de emergência. Seis pessoas morreram, 3.007 ficaram desabrigadas e 12.467 desalojadas, o que significa que elas procuraram abrigo na casa de parentes e amigos, sem necessidade de acolhimento em locais cedidos pelo Poder Público. As mortes ocorreram em Uberaba, Coronel Fabriciano, Nova Serrana, Engenheiro Caldas, Pescador e Montes Claros.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter