Sertão do Pajeú

Defesa Civil Nacional declara situação de emergência em três cidades pernambucanas

Com a medida, Brejinho, Solidão e Itapetim ficam aptas a solicitarem recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)

Cidade de ItapetimCidade de Itapetim - Foto: Reprodução

A Defesa Civil Nacional divulgou, no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (10), uma portaria em que reconhece situação de emergência nas cidades pernambucanas de Brejinho, Solidão e Itapetim, no Sertão do Pajeú, e em mais nove municípios brasileiros atingidos por desastres naturais 

Com a medida, as cidades ficam aptas a solicitarem recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada, para socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada.

Os municípios pernambucanos estão no grupo dos que apresentam estiagem, junto às cidades de Alvarães, no Amazonas; Pedra Branca, na Paraíba; e Nossa Senhora Aparecida, em Sergipe, que também foram reconhecidas em situação de emergência.
 

Além destas, outros seis municípios obtiveram o status por conta de chuvas intensas. São eles Ibiraçu, no Espírito Santo; Antônio Dias e São Geraldo da Piedade, em Minas Gerais; e Mairiporã, São Carlos e Socorro, em São Paulo.

Agora, a gestão de cada cidade deve fazer a solicitação de recursos no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, uma equipe técnica da Defesa Civil Nacional avaliará as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Veja também

Premiação destaca projetos de estímulo ao uso de bicicleta nas cidades
bicicleta

Premiação destaca projetos de estímulo ao uso de bicicleta nas cidades

Bombas em pagers e assassinatos remotos: como atua o Mossad, a inteligência de Israel
guerra no oriente médio

Bombas em pagers e assassinatos remotos: como atua o Mossad, a inteligência de Israel

Newsletter