Defesa Civil Nacional declara situação de emergência em três cidades pernambucanas
Com a medida, Brejinho, Solidão e Itapetim ficam aptas a solicitarem recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)
A Defesa Civil Nacional divulgou, no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (10), uma portaria em que reconhece situação de emergência nas cidades pernambucanas de Brejinho, Solidão e Itapetim, no Sertão do Pajeú, e em mais nove municípios brasileiros atingidos por desastres naturais
Com a medida, as cidades ficam aptas a solicitarem recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada, para socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada.
Os municípios pernambucanos estão no grupo dos que apresentam estiagem, junto às cidades de Alvarães, no Amazonas; Pedra Branca, na Paraíba; e Nossa Senhora Aparecida, em Sergipe, que também foram reconhecidas em situação de emergência.
Leia também
• Acampamento bolsonarista em frente ao CMNE, no Recife, é desmobilizado
• Evento público na Faculdade de Direito do Recife se posiciona contra atos antidemocráticos
• Presidente vai a Araraquara verificar danos causados pela chuva
Além destas, outros seis municípios obtiveram o status por conta de chuvas intensas. São eles Ibiraçu, no Espírito Santo; Antônio Dias e São Geraldo da Piedade, em Minas Gerais; e Mairiporã, São Carlos e Socorro, em São Paulo.
Agora, a gestão de cada cidade deve fazer a solicitação de recursos no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas, uma equipe técnica da Defesa Civil Nacional avaliará as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.