Logo Folha de Pernambuco

POLÍCIA

Delegado nordestino da PF assume comando da Interpol e se torna primeiro brasileiro no cargo

Valdecy Urquiza, 43, foi nomeado na Assembleia-Geral da Interpol, em Glasgow

Delegado nordestino da PF assume comando da Interpol e se torna primeiro brasileiro no cargoDelegado nordestino da PF assume comando da Interpol e se torna primeiro brasileiro no cargo - Foto: Interpol/divulgação

O delegado da Polícia Federal (PF) Valdecy Urquiza foi nomeado nesta terça-feira como o novo secretário-geral da Interpol, se tornando o primeiro brasileiro a comandar a maior organização policial do mundo.

A nomeação aconteceu na Assembleia-Geral da Interpol, em Glasgow (Escócia).

Urquiza havia sido indicado em junho pelo comitê-executivo. Ele assume o cargo no próximo dia 7, em um mandato de cinco anos que pode ser prorrogado por mais cinco.

Aos 43 anos, o delegado natural de São Luís (MA) acumula na trajetória funções de chefia. Já foi chefe da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional da Polícia Federal do Brasil e diretor-assistente na Diretoria de Crimes Organizados e Emergentes na sede da Interpol, em Lyon, França.

No Brasil, liderou o Escritório Central Nacional da Interpol, a Divisão de Cooperação Policial Internacional, a Divisão de Relações Internacionais e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Polícia Federal.

Veja também

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo
INTEGRAÇÃO

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo

Novo esboço da COP29 propõe que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climáticos
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Novo esboço da COP29 propõe que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climáticos

Newsletter